domingo, 23 de dezembro de 2007

Internet estará em todo o país até 2010

O governo e as empresas de telefonia fixa concluíram as negociações para levar internet a todas as escolas e municípios brasileiros até 2010. O programa terá duas frentes. No primeiro, as empresas levarão redes de banda larga a todas as cidades em até três anos. A rede porém, chegará até a entrada do município, e caberá a outras empresas levar o serviço até o consumidor.
Na outra frente, as empresas acordam levar elas mesmas a rede de internet até 55 mil escolas em todo o Brasil, que corresponde a todas as escolas públicas urbanas do país. A internet será entregue gratuitamente pelas teles por 18 anos.
Ontem, o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou mudanças na legislação que permitirão que as empresas levem a estrutura banda larga aos municípios. Será modificado o decreto que prevê obrigações de universalização das empresas de telefonia fixa.
Agora, ao invés de instalarem 8.461 pontos de telefonia e acesso à internet, como prevê a legislação atual, as teles terão que instalar cabos aos cerca de 3.400 municípios do país que ainda não têm internet banda larga. Além disso, as empresas atenderão 3 mil localidades, como povoados e pequenas comunidades.
A Anatel entendeu que, legalmente, as empresas só podem ser obrigadas a levar os cabos “até à porta da cidade”. O acordo de estender a rede até as escolas foi negociado separadamente pelo governo.
“O governo percebeu que dava para negociar de maneira mais arrojada”, disse a superintendente de Universalização da Anatel, Enilce Versiani. Segundo ela, os custos para as empresas será entre R$ 800 milhões e R$ 1 bilhão. As teles terão que levar redes com velocidade entre 8 e 64 Mbps (Megabits por segundo) até os municípios e de 1 Mbps até às escolas. A previsão é de que o decreto prevendo mudanças na legislação seja publicado antes do dia 1º de janeiro.

Nenhum comentário: