sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Asteróide gigante vai passar perto da Terra


Um asteróide que mede de 150 a 600 metros de comprimento passará tão perto da Terra na próxima terça-feira (29) que poderá ser visto com equipamentos bastante simples. O asteróide 2007 TU24 causaria um grande dano se caísse na Terra, mas não há risco de colisão, afirmam.
O mais próximo que o objeto espacial ficará do nosso planeta será 534 mil quilômetros, por volta das 6h30, hora de Brasília, segundo a base de dados DA Universidade italiana de Pisa.
Durante um breve instante o asteróide poderá ser observado em céus escuros e sem nuvens, com telescópios amadores de três polegadas ou mais", informou a Nasa (agência espacial norte-americana), em seu site.
O 2007 TU24 será o asteróide potencialmente perigoso que mais se aproximará da Terra até 2027, acrescentou a Nasa, explicando que objetos de tamanho semelhante se aproximam da Terra, em média, uma vez em cada cinco anos.
O objeto foi descoberto em outubro do ano passado pelo programa de vigilância da Universidade americana do Arizona.
De acordo com o Centro dos Planetas Menores da União Astronômica Internacional, com sede em Paris, o asteróide mais próximo que passou na Terra, e foi detectado, foi o FU162, que em 31 de março de 2004 esteve a 6.500 quilômetros.
Um objeto semelhante teria se chocado em Tunguska, na Sibéria, em 1908, arrasando 80 milhões de árvores em uma área de 2.200 quilômetros quadrados.

Nenhum comentário: