quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Ministro quer água da Amazônia para o Nordeste


O ministro Roberto Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) levou hoje para Santarém (PA) a discussão sobre o desenvolvimento sustentável da Amazônia, em uma reunião com 16 entidades locais --entre elas a prefeitura, a Universidade Federal do Pará e associações comunitárias.
Para a prefeita de Santarém, Maria do Carmo Lima (PT), as propostas levantadas pelo ministro já haviam sido debatidas anteriormente.
"O que tem de novo na vinda do ministro é que ele quer que a sociedade amazônica possa se reunir para colocar em prática o que já foi amplamente debatido, que é o Plano da Amazônia Sustentável", disse a prefeita.
Segundo Lima, o ministro colocou para discussão assuntos como pôr em prática o projeto de desenvolvimento econômico sustentável na região e qual será o modelo de utilização econômica das áreas de floresta e das áreas já degradadas.


Regularização fundiária


Como resposta, o ministro ouviu que não é possível falar em desenvolvimento sem a prévia regularização fundiária da região, segundo a prefeita.
"É difícil implementar um projeto de desenvolvimento econômico porque não temos regularização fundiária", disse.
O ministro também ouviu pedidos de investimentos em infra-estrutura, como a construção de estradas --a BR-163 entre Cuiabá e Santarém.
A idéia de transportar água da bacia amazônica para a região do semi-árido, sugerida por Unger, não foi bem aceita.
"Antes é necessário que se cuide bem da água da Amazônia para o povo amazônia. Vivemos às margens dos maiores rios do mundo e não temos água encanada dentro de casa", disse Lima.
Representantes do empresariado do Pará, com quem o ministro esteve reunido ontem, em Belém, viram de forma positiva o encontro com Unger.
"A Amazônia ser incluída e ser prioritária dentro do contexto nacional, dentro do planejamento das políticas públicas, me parece ser um avanço", disse o economista José Egypto, que representou a Fiepa (Federação das Indústrias do Pará) e a Federação das Câmara dos Dirigentes Lojistas do Estado.

Nenhum comentário: