segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

MINISTRO ALTEMIR GREGOLIN VISITA CARAÚBAS


Aconteceu hoje pela manha na escola Municipal Josué de Oliveira a assinatura da orden de serviço para a construção da Unidade de Beneficiamento de pescado.

Estiveram compondo a mesa de Autoridades :

*Ministro da secretaria especial da aqüicultura, da presidencia da Republica Altemir Gregolin.
*Secretária Estadual de Agricultura, da pecuária e da pesca Larisa Rosado, que na oportunidade falou tambem em nome da Governadora Wilma de Faria.
*Prefeito Municipal de Caraúbas Francisco Eugenio Alves, que em seu discurso falou das muitas obras que vem desenvolvendo em parceria com os governos estadual e federal, ele Eugenio aproveitou o discurso para mardar um recado a oposição, que esta preparado para continuar a trazer desenvolvimento para o municipio, diferente de governos anteriores que quase nada fizeram pelo municipio, Eugenio tambem falou que diferente de alguns não precisa do dinheiro da prefeitura para viver, e que por isso tem como continuar a administrar Caraúbas.

O prefeito Eugênio Alves disse que o benefício econômico no setor pesqueiro será uma das mais importantes ações do Governo Federal no interior do estado do Rio Grande do Norte, em parceria com o Governo Estadual e Prefeitura Municipal de Caraúbas. "A Unidade de Beneficiamento de Pescado representa investimento da ordem de R$ 1 Milhão e 200 mil, referenciando 11 municípios do médio oeste, com geração de 30 empregos diretos e mil indiretos", disse o prefeito. Para Eugênio, quando concluída a ação administrativa representará uma injeção de R$ 400 mil/mês na economia da região do médio oeste.
*Subsecretario Estadual da pesca e Aqüicultura Antonio Alberto Cortez.
*Deputada Federal Fatima Bezrra (PT).
*Superintendente da SEAP, no estado do Rio Grande do Norte Ivanilson Maia.
*Presidente da colonia de pescadores de Caraúbas e vereador Edson Morais.
*Presidente da Camara Municipal de Vereadores de Caraúbas Hamilton Bezerra.
*Suplente de verador e presidente do PT, Ivanildo Fernades, representando o Deputado estadual Fernando Mineiro.
E varias outras autoridades, a exemplo de Salomão Gurgel,prefeito da cidade de Janduiz, presidente da Câmara de vereadores de janduiz Antonio Braga, Caramuru Paiva, cordenador do Projeto DOM HELDER. Dra. Solange Noronha,representando o deputado federal João Maia. Secretario de agricultura de Campo Grande Ildebrando Neres, vereadores de Campo Grande,João Piscó e N. Pedro. Vice-prefeito de Caraúbas Francisco de Assis Batista.
Professor Chagas Silva,chefe de gabinete da UERN.

O evento teve grande participação popular, as obras devem serem iniciadas dentro de no maximo 15 dias,e séra construida na RN 117 saida de Caraubas para Mossoro. a previsão de entrega da obra sera de 180 dias. Sua capacidade de produção será de seis toneladas de pescado por dia, sendo a maioria da espécie de peixe Tilápia, compreendendo recepção, beneficiamento, armazenagem e expedição. Para melhorar esta produção de pescado, serão agregadas uma Fábrica de Gelo e uma Câmara Frigorífica.


A Unidade de Beneficiamento de Pescado conta com frigorífico, câmara de estocagem, adutora de abastecimento, sistema simplificado de tratamento de água, rede elétrica externa, prédio da administração que inclui refeitório equipado para os empregados. A infra-estrutura vai permitir o aproveitamento da carne retida nas carcaças após o filetamento dos peixes, evitando que cerca de 20% do pescado seja desperdiçado. Esse processamento possibilitará a fabricação de produtos isentos de espinha, tais como almôndegas e hamburguers, que vão poder ser utilizados, com segurança, na merenda escolar, por exemplo. Os produtos originados na Unidade terão garantia de qualidade, com Selo de Inspeção Federal (SIF), o que permitirá o aumento do valor agregado ao produto e a conquista de novos mercados.

O cerimonial mais uma vez
ficou a cargo de Francileno Gois.

2 comentários:

Joao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joao disse...

JOAO PAULO DE MENEZES,
FAÇO ENG. DE PESCA, E APOIO COMPLETAMENTE ESSE NOVO PROJETO DE MELHORIA DE RECURSOS DE ESTOQUES PESQUEIROS NA NOSSA CIDADE DE CARAUBAS, QUE TRARÁ NOVOS BENEFICIOS A NOSSA REGIÃO, QUE E TÃO FAVORECIADA POR LIMNOLOGAS ARÉAS DE GRANDE ABRANGÊNCIA FAUNISTICA(PEIXES),