quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Naufrágio deixou nove mortos, diz Capitania dos Portos


Barco Almirante Monteiro afundou com cerca de 110 pessoas, no Amazonas.Navio fluvial, lancha e helicóptero da Marinha participam das buscas.


Nove corpos já foram retirados das águas do Rio Amazonas, após o naufrágio do barco Almirante Monteiro, na madrugada desta quinta-feira (21), em Itacoatiara (AM). A informação é da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, que realiza buscas junto com os bombeiros.

Entre os mortos estão pelo menos duas crianças. Noventa e duas pessoas foram resgatadas com vida.

A Capitania dos Portos de Manaus conseguiu encontrar o comandante da embarcação naufragada. Ele teria dito que o barco saiu de Alenquer (PA) com 70 passageiros e 12 tripulantes. Ao longo do percurso, houve embarques e desembarques. A estimativa é de que, no momento do acidente, cerca de 110 pessoas estavam no Almirante Monteiro.

Segundo o coronel Antonio Dias, entre os mortos estão duas crianças e um adulto. "Noventa e duas pessoas já foram resgatadas com vida. Cerca de 20 vítimas ainda não foram localizadas. Os corpos serão levados para o IML de Manaus."


Ajuda


De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, as primeiras vítimas foram resgatadas por uma embarcação que passava pelo local no momento do acidente. "Por sorte, um barco da Polícia Civil estava por perto e conseguiu retirar da água a maior parte das vítimas. Acredito que se não fosse isso, uma catástrofe teria acontecido aqui."

A assessoria de imprensa da Capitania dos Portos informou que um navio fluvial, uma lancha e um helicóptero participam das buscas das vítimas. Ainda de acordo com a assessoria, o barco Almirante Monteiro tem capacidade para 165 passageiros.

Um inquérito administrativo será instaurado para apurar o acidente, sob a coordenação da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, que terá o prazo inicial de 90 dias para ser concluído, podendo ser prorrogado por até um ano.


Colisão


O barco Almirante Monteiro afundou após bater em uma balsa. A Marinha informou, em nota, que o naufrágio ocorreu perto da Foz do Paraná da Eva, próximo à margem esquerda do Rio Amazonas. As vítimas resgatadas estão em vários pontos do rio. A forte correnteza no local deve dificultar o transporte das pessoas para o destino final.

Nenhum comentário: