sábado, 2 de fevereiro de 2008

UM EXEMPLO DE INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO


Estado recebe nova frota de transporte escolar.


Cerca de 250 veículos vão compor a nova frota de transporte escolar do Estado. Os veículos foram apresentados na manhã desta sexta-feira, em frente ao Palácio Senador Hélio Campos. Eles vão atender 269 rotas de escolas na zona rural e áreas indígenas de Roraima.
Compõem a frota escolar 53 microônibus, 73 kombis, 36 pick-ups traçadas, 11 vans e 72 ônibus. Os veículos passaram por uma inspeção do governo estadual para atender quase 7 mil crianças, de acordo com o secretário estadual de Educação, Luciano Moreira. Segundo ele, a qualidade do transporte será fiscalizada pela secretaria, com a participação fundamental dos pais dos alunos atendidos. “Haverá fiscalização de rotina e por parte da comunidade. Vamos distribuir cópias plastificadas das rotas para as Associações de Pais e Mestres (APMs) das escolas, para que os pais tenham acompanhamento do itinerário, das placas dos veículos e dos horários”, explica.
O investimento por parte do governo estadual, afirma Luciano, foi de R$ 19 milhões por ano, além dos investimentos por parte das próprias empresas de transporte escolar. A novidade deste ano é que o transporte passa a ser oferecido por pessoas jurídicas, e não mais por pessoas físicas. “80% da frota é composta de pessoas jurídicas, gerando 1,1 mil empregos diretos e indiretos”, declara.
O secretário garante que todo o Estado será contemplado pela nova frota. “As crianças não vão mais para a escola naquelas carroças. Agora, terão veículos novos, todos segurados”, diz. A inspeção feita pela secretaria na frota avaliou itens básicos, como pneus, sinaleiras, freios, extintor de incêndio, cinto de segurança, documentação e o tempo de uso do veículo.
Veículos à gasolina não podem ter mais que cinco anos de uso e os veículos a diesel não devem ultrapassar oito anos. Essas exigências foram estabelecidas no contrato de serviço. O transporte considerado inadequado teve prazo de 48 horas para apresentar justificativa. Conforme a situação, foi dado prazo entre 30 e 90 dias para a regularização.
O governador José de Anchieta Júnior afirmou que o transporte escolar é apenas um item dos investimentos já feitos no setor da educação em Roraima. “O limite de prazo que pudemos dar para a regularização foi de 90 dias, para não desrespeitar quem não teve dificuldades em seguir as exigências previstas em contrato. Soubemos de empresários que venderam casa e carro para se candidatar”, afirma.
Anchieta Júnior também destacou que não o governo estadual não poderia resolver o problema das vicinais de um dia para o outro. “O Estado tem 6 mil quilômetros de vicinais. Conseguimos recuperar mais de 4 mil quilômetros. Foram 2 mil quilômetros, em média, por ano. Mas, passa o inverno, temos de voltar aos mesmos locais para recuperar o trabalho feito. Devido ao orçamento não conseguimos recuperar tudo de uma vez”, explica.
O pagamento do transporte também foi apontado pelo governador, durante o lançamento. Ele disse que o pagamento em dia não é problema para o Estado. “O que houve foi um ajuste da rota. Havia distorções e tivemos de arrumar o modelo. Tinha transporte que deixava a criança a 10 quilômetros de casa, que fazia rota distorcida. Pagar em dia não será problema”, declara. As empresas firmaram contrato de três anos com o governo estadual. “Serão 36 meses de segurança para os trabalhadores desse setor”, afirma.

Nenhum comentário: