sexta-feira, 21 de março de 2008

BANCADA DE OPOSIÇÃO VOTA CONTRA PROJETO DE LEI 322 QUE CRIA A FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA

O projeto de lei 322 que cria a Fundação Municipal de Cultura de Janduís foi rejeitado pela bancada de oposição ao Prefeito Salomão Gurgel.
Votaram contra o projeto cultural os vereadores Fábio Dantas, Lígia Félix, Jacinto Fernandes, Rossiny Veras e Orlani Praxedes.
Sequer adiantaram os apelos da classe artística de Janduís que, de forma espontânea, realizou dois atos públicos em defesa da criação do órgão e lotou as dependências da Câmara Municipal de Janduís.
Um grande cortejo entoando o coro “a fundação vai melhorar nossa cultura popular” percorreu as ruas de Janduís, mostrando o espírito de liberdade, criatividade e responsabilidade dos artistas janduienses para com os destinos do Município.
Apesar dessa manifestação democrática, a bancada oposicionista achou melhor votar contra o projeto cultural, alegando que poderia votar o projeto em outra oportunidade.
Fato comentado pelo Presidente da Câmara Municipal de Janduís, Antônio Gomes Batista, o Braga, que lamentou a posição tomada pela bancada oposicionista. Segundo ele, o projeto 322 não pode mais voltar para votação. “O projeto 322 que cria a Fundação de Cultura foi sepultado pela bancada de oposição”, criticou.
Há um agravante em toda essa questão. A criação de órgãos que façam a gestão de projetos culturais é uma determinação do Governo Federal. Com esse voto contrário da bancada de oposição, as políticas relacionadas à cultura do Município ficam bastante prejudicadas.
Finalizada a sessão, a classe artística iniciou um protesto pelas ruas de Janduís. Os artistas percorreram as ruas da cidade e pararam defronte a Igreja de Santa Teresinha. Lá os grupos fizeram a encenação da “morte” da criação da Fundação de Cultura, cantaram o hino de Janduís e apelaram para uma maior união dos grupos artísticos da cidade de Janduís. Muitos artistas não puderam conter as lágrimas de ver o fim da Fundação Cultural.
Para Josivam Rhuan, da Companhia Ciranduís, o momento é triste, mas serve de reflexão para os artistas. Ele conclamou que ações desse tipo fortalecem a consciência política da população. Lindemberg Bezerra concorda com essa opinião, reforçando que a cultura em Janduís sofreu um grande baque, contudo, o movimento cultural de Janduís é consolidado e perene.
O cineasta Buca Dantas, que está fazendo um filme em Janduís, participou da sessão com toda a sua equipe. Em sua opinião, a não aprovação desse projeto vai incidir em prejuízo direto aos trabalhadores em cultura da cidade. “Muito dinheiro vai deixar de circular na cidade.

Nenhum comentário: