quarta-feira, 26 de março de 2008

Encontro Nacional do Censo Escolar vai ser em Roraima.

Uma comitiva com 160 autoridades de todo o país vai estar em Roraima para participar do I Encontro Nacional de Censo Escolar 2008. O evento vai ser promovido entre os dias 31 de março e 3 de abril.

A cerimônia de abertura será realizada no Palácio da Cultura às 9h da manhã com a presença do governador José de Anchieta Júnior(RR) e o secretário de Educação, Luciano Moreira.

Cada Estado terá um representante. Estão confirmados no encontro a presença de técnicos do setor de estatística das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios, coordenadores técnicos estaduais e municipais, e representantes da UNDIMES (União dos Dirigentes Estaduais), técnico do INEP (Instituto Nacional de Educação e Pesquisa), coordenador-geral do Censo Escolar no Brasil, diretor de estatística da educação básica, técnicos do SIOPE (Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Educação).

Aqui do Rio Grande do Norte o representante indicado pela UNDIME- União dos Dirigente Municipais de Educação, foi o secretário Municipal de Educação de Caraubas, o propfessor e sociologo Marcos Roberto Fernandes Gurgel,com isso Caraubas mais uma vez ocupa um lugar de destaque na Educação Brasileira.

Censo escolar

O Censo Escolar é uma ferramenta importante para promoção da melhoria da qualidade na educação que auxilia o MEC a conhecer melhor o sistema educacional, as qualidades e deficiências de cada Estado.

Por meio do Censo Escolar, anualmente são reunidas informações sobre a educação básica, abrangendo todas as etapas e níveis (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e modalidades (ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional de nível técnico).

No Censo é coletado um amplo conjunto de informações sobre matrículas, funções docentes, estabelecimentos, turmas, rendimento e movimento dos alunos e transporte escolar.

As informações subsidiam a implementação de políticas educacionais das três instâncias de governo (União, Estados e Municípios).

Os dados sobre matrículas servem, ainda, como parâmetro para os programas federais de apoio ao desenvolvimento da educação básica e para o cálculo dos coeficientes de distribuição dos recursos do FUNDEF.

Nenhum comentário: