quarta-feira, 9 de abril de 2008

Desabrigados levam Caraúbas à emergência .



O prefeito Eugênio Alves (PR), acompanhado de auxiliares, viajou a Natal na manhã de ontem com o objetivo de entregar ao Estado o Decreto do Estado de Emergência que vive um município em decorrência da situação de desabrigo na zona rural, região do Apanha-Peixe, e assim possa Caraúbas ter reconhecida a sua situação crítica em decorrência das fortes chuvas e outras causas naturais.

Distante 25 km do centro da cidade de Caraúbas, a comunidade de Apanha-Peixe, uma das maiores do município, está vivendo uma situação de risco. Cerca de 20 famílias perderam totalmente a lavoura, pertences patrimoniais e gado que foram arrastados pelas águas fortes que caíram na região.

O prefeito Eugênio Alves, acompanhado da Comissão de Defesa Civil, esteve desde a semana passada no local prestando socorro e providências às famílias e população das sete comunidades que formam a grande região da várzea, que são Mariana Santana, Língua de Vaca, Apanha-Peixe II, Assentamento Santa Agostinha, Ursulina, e Pedrês. "Estas localidades estão totalmente isoladas, sem acesso à energia e água potável", informou ontem à imprensa o prefeito caraubense.

Lagoa do Apanha Peixe corre risco de arrombamento.

Em meio a lista de graves problemas que afetam o município de Caraúbas, um em especial tem despertado a atenção do governo municipal.

A situação mais preocupante é a do reservatório Lagoa do Apanha-Peixe, que há dias transborda e nas últimas horas com mais intensidade, ameaçando romper sua parede.

"Existe uma enorme erosão na parede do reservatório e por mais que serviços tenham sido feitos ainda é crítica a situação", atestam técnicos que foram ao local e constataram o perigo.

Os maiores reservatórios do município estão sangrando e até a próxima semana os dois maiores na área urbana deverão transbordar.

Enquanto isso, a prefeitura local, através da Secretaria Municipal da Agricultura, investiu R$ 100 mil, fora a parte da Petrobras no Programa Terra Pronta que doou ao município 10 mil litros de óleo, para que os tratores cortassem as terras.

"Estão prontas e a maioria plantada, 3 mil hectares de terra agricultáveis no município", enfatiza Alcebíades Lopes, secretário municipal da Agricultura.

Nenhum comentário: