terça-feira, 8 de abril de 2008

Sobe número de cidades em situação de emergência no RN


Em todo o estado, 20 mil pessoas foram atingidas pelas enchentes.
Governadora solicitou liberação de R$ 98 milhões para obras emergenciais.


Subiu para 42 o número de municípios em situação de emergência no Rio Grande do Norte por causa da chuva . No estado, 20 mil pessoas foram atingidas pelas enchentes.

Na segunda-feira (7), a governadora Wilma de Faria apresentou relatório ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo a liberação de R$ 98 milhões, em caráter emergencial, para recuperar danos provocados pelas chuvas. De acordo com o governo, esse dinheiro seria usado para reconstruir os 470 quilômetros de estradas que já foram prejudicadas pelos temporais, para apoiar os agricultores que tiveram as áreas de cultivo inundadas, construir e recuperar casas atingidas e prestar atendimento emergencial às famílias desabrigadas.

Na Paraíba, 75 cidades foram afetadas. Vinte e cinco pessoas morreram afogadas e mais de 3,3 mil estão desabrigadas. No Sertão do estado, já choveu mais do que o esperado para o ano todo.

Já no Piauí, 60 mil pessoas tiveram que sair de suas casas. É a pior enchente em 25 anos. As cidades mais prejudicadas ficam no Norte do estado. Para chegar a alguns municípios, é necessário avião ou canoa.

A meteorologia prevê chuva forte em quase todo o Nordeste nesta terça-feira (8). A previsão é de que a intensidade da chuva diminua até o fim de semana.

Mas, se no Nordeste o problema é o excesso de água provocado pela chuva, no Sul é justamente o contrário. Por conta da estiagem, 70 municípios do Rio Grande do Sul estão em situação de emergência.

A falta de chuva também deixa o tempo bastante seco no Sul. Porto Alegre deve entrar em estado de atenção por causa da baixa umidade do ar.

Nenhum comentário: