sexta-feira, 18 de abril de 2008

Tarifas de energia elétrica ficam mais baratas no RN

Os usuários da Cosern poderão, pela primeira vez, comemorar uma redução geral na tarifa de energia elétrica. Ontem, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou sua decisão final sobre a revisão tarifária da concessionária potiguar. Embora o percentual, a ser aplicado a partir da próxima terça-feira, tenha sido menor do que o esperado, significará diminuição de até 16,5% no valor pago pelo consumidor à empresa.

Em média, as tarifas terão abatimento de 5,8%. De acordo com a Aneel, 99,7% dos 956,7 mil clientes da Cosern terão redução de 2,14%. Eles fazem parte do grupo de Baixa Tensão, que inclui os usuários residenciais e comerciais de pequeno porte. Os de Alta Tensão, entre eles médias e grandes empresas, terão reajustes que variam entre -16,57% e -0,14%.

Os percentuais são fruto da revisão tarifária, processo pelo qual as concessionárias do país passam, geralmente, a cada quatro anos e, ultimamente, tem resultado em reduções do valor da tarifa. Segundo a Aneel, a diferença entre a revisão e o reajuste anual (mais comum) é que o primeiro analisa a estrutura administrativa e financeira da empresa de forma mais profunda, enquanto outra rotina considera, basicamente, os custos da companhia.

“As reduções nas tarifas das três empresas refletem ganhos de produtividade e redução do custo médio de capital (que define a remuneração das concessionárias), calculados no processo de revisão tarifária”, diz a nota da Aneel divulgada ontem para a imprensa.

Nenhum comentário: