domingo, 29 de junho de 2008

PARINTINS 2008 - A HISTORIA


Ambos os grupos registram como data de fundação o ano de 1913.

O Caprichoso (boi azul) foi fundado pelos irmãos Cid - cearenses que chegaram à cidade em busca de riqueza no rastro da borracha na Amazônia. O boi teria sido uma promessa feita a São João.

O Garantido (boi vermelho) tem como fundador Lindolfo Monteverde - filho de ex-escravo maranhense -, que também teria feito uma promessa para homenagear São João.

Conta a história que, a antiga rivalidade dos bois é alimentada por uma suposta confusão envolvendo Lindonfo Monteverde e Emídio Vieira, dono de um boi precursor do Caprichoso, chamado Galante - onde o fundador do Garantido teria brincado. Segundo a versão, Lindolfo tentou seduzir a esposa de Emídio que, muito bravo, o expulsou do grupo. O coração vermelho na testa do boi Garantido seria uma metáfora para o coração da mulher que Lindolfo teria roubado.

Nas primeiras décadas da festa, as toadas contavam a história do boi, e iam mais longe, provocando o adversário na forma de cordéis improvisados. Esse tipo de provocação aguçava ainda mais a rivalidade entre os grupos, temperando os festejos com muita confusão.

Nenhum comentário: