domingo, 29 de junho de 2008

PARINTINS 2008






Sempre falo neste espaço de programação de Rádio ou Tv, esse final de semana a TV Bandeirantes (BAND),se superou ao cobrir com grande competencia o festival folclorico de Parintins
Fizemos uma pesquisa e colocamos em nosso blog a titulo de curiosidade.

Fatos Curiosos


Em Parintins, as placas das ruas e as casas são pintadas de azul ou vermelho, de acordo com a localização das torcidas.

O Festival de Parintins gerou mudanças até no logotipo oficial da Coca-Cola - patrocinadora oficial do evento desde 1991. Para as apresentações do Caprichoso, a empresa alterou, de forma inédita e única, o vermelho de seu logotipo para o azul.

Nas roupas e alegorias, os bois só podem usar suas cores (azul ou vermelho), salvo casos excepcionais, como uma alegoria que naturalmente tenha que ser da cor adversária, como o céu ou o fogo.

No bumbódromo, o acesso às arquibancadas é gratuito. Os portões são abertos às 14h e lotam rapidamente. Durante a tarde, são realizadas passagens de som e os bois ensaiam as galeras com coreografias que serão executadas - e valem pontos -, durante a apresentação.

Anualmente, cada um dos bois cria cerca de 3.500 fantasias. As indumentárias são diferentes nas três noites.

Na arena, nem todos os personagens contam pontos. São julgadas as alegorias, as estruturas que representam lendas amazônicas, figura típica regional e rituais indígenas, as toadas, a coreografia, a torcida e a harmonia do conjunto folclórico.

Uma auditoria independente é a responsável pela seleção dos jurados que participarão do festival. Geralmente, são pessoas de renome, com atuação em manifestações folclóricas e culturais pelo país.

Ninguém da região Norte (exceto Tocantins) pode participar, e todos devem ser de, pelo menos, três estados diferentes.

Os jurados só podem se ausentar da cabine do Bumbódromo ou do hotel acompanhado de um fiscal.

O Boi-bumbá também recebe os nomes de boi-calemba, boi-de-fita, boi-pintadinho, boi-de-mamão, boi-de-reis.

No século passado, vários bois brincavam nas ruas de Parintins. Muitos desapareceram, restando apenas o vermelho e o azul. A festa era uma brincadeira só de homens e iluminada por lamparinas a óleo, pois ainda não havia luz elétrica.

A festa do boi só começou a ser encenada em espaço fechado no ano de 1966. O lugar era uma quadra, da antiga Juventude Atlética Católica.

Um comentário:

Unknown disse...

eu adoro essa cidades ela e feita de sonhos como uma caixa de supresas ............