sexta-feira, 11 de julho de 2008

Emissoras de TV poderão transmitir as Olímpiadas ao vivo, via satélite.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou que as emissoras de TV poderão transmitir ao vivo por satélite durante as Olimpíadas, em volta de Pequim e da Praça Tienanmen.

Segundo informações da agência Reuters, as emissoras, algumas das quais pagam bilhões de dólares pelos direitos de transmissão das Olimpíadas, tinham reclamado que a China não estava concedendo facilmente as licenças de transmissão ao vivo durante as Olimpíadas (de 08 a 24/08), e que impôs obstáculos burocráticos a outros processos.

As emissoras que detêm os direitos – entre elas a NBC e a European Broadcasting Union (EBU), se reuniram com representantes do Comitê Organizador de Pequim (BOCOG) para tentar solucionar os problemas.

"Saudamos a confirmação dada hoje pelo BOCOG às emissoras de que elas poderão reportar e transmitir via satélite a partir de toda a cidade", disse a diretora da comunicações do COI, Giselle Davis. E acrescentou: "O que agradou especialmente foi o fato de que todas as emissoras - tanto as que detêm os direitos, quanto outras - poderão gravar entrevistas, reportagens e pacotes na praça Tienanmen, sem restrições".

Mas haverá restrições aos momentos em que será possível transmitir desde a praça Tienanmen. A diretora acredita que as equipes poderão se sentir frustadas pelo fato de que não poderão transmitir 24 horas por dia deste local. “Reconhecemos que a demanda por este local ícone é muito grande e que, consequentemente, os anfitriões chineses tiveram que impor algumas restrições de horário ao acesso livre."

TV estatal deve abrir mão do atraso


Durante as Olimpíadas, a televisão estatal chinesa pretende abrir mão do pequeno atraso que normalmente adota nas transmissões ao vivo, para que o público possa assistir a tudo "no momento em que as coisas acontecem". Esse anúncio foi feito nesta terça-feira (08/07) pela agência oficial de notícias Xinhua.

A China Central Television (CCTV) sempre teve um "delay" (atraso) de 30 segundos na transmissão de programas ao vivo, para assegurar que tudo fosse ao ar "com segurança e tranquilidade", disse a agência.

O intervalo proporciona à emissora governamental uma janela breve de tempo para impedir que imagens de protestos ou conteúdos que contenham críticas às autoridades cheguem ao telespectador comum.

A decisão de abrir mão desse intervalo vai permitir que a CCTV se sincronize com os sinais internacionais de televisão e rádio que farão as transmissões do centro de mídia dos Jogos Olímpicos.

Nenhum comentário: