segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ex-prefeita lidera corrida em Martins.

Mazé Oliveira: 55,5% das intenções de voto na pesquisa estimulada CORREIO/Start.


A corrida sucessória em Martins tem a ex-prefeita e candidata do Democratas, Maria José de Oliveira. Segundo pesquisa feita contratada pelo CORREIO DA TARDE ao instituto Start, Mazé - como é mais conhecida a candidata - tem 12% de vantagem sobre o seu opositor, o prefeito Haroldo Teixeira (PR).

O instituto Start ouviu 501 eleitores nos dias 12 e 13 de setembro passados. A pesquisa foi registrada no dia 8 deste mês, sob o número 1412/2008 e protocolo 54545/2008. O registro foi feito na 38ª Zona Eleitoral do município de Martins.

Na pesquisa estimulada - aquela em que o entrevistador cita os nomes dos candidatos - Mazé lidera com 55,5% das intenções de voto. O segundo colocado é o prefeito Haroldo Teixeira, com 43,1%. A vantagem pró-Mazé é de 12,4%. 0,8% dos eleitores disseram que não votariam em ninguém, enquanto que 0,4% mostraram-se indecisos. Outros 0,2% não responderam.

A candidata do Democratas também lidera na pesquisa espontânea - aquela em que não é citado o nome de nenhum candidato. Mazé aparece com 53,7% das intenções de voto, contra 41,7%. A vantagem pró-Mazé nesse item é de 12,6%. 0,8% disseram que não votariam em nenhum dos dois e 3,6% se disseram indecisos. 0,2% não responderam.

Rejeição

A candidata do Democratas também tem a seu favor outros aspectos da pesquisa CORREIO DA TARDE/Start. No item rejeição, ela tem índice de 37,7%, enquanto que o candidato Haroldo Teixeira aparece com 51,9%. Os índices de rejeição dos dois candidatos estão dentro do que as pesquisas do CT tem apresentado em todos os municípios aonde dois candidatos apenas disputam a prefeitura.

O índice de rejeição é praticamente o mesmo das intenções de voto do seu oponente, o que demonstra uma polarização natural. Aos candidatos só resta trabalhar para tentar tirar voto do oposicionista.Ainda neste item, 2,2% disseram que poderiam votar em todos os candidatos e 0,4% disseram que não votariam em nenhum. 0,8% deram outras respostas e 4,4% não souberam responder. Outros 2,6% não responderam.

Mudança

O CORREIO DA TARDE também quis saber qual a possibilidade de mudança de voto do eleitor no pleito deste ano. Segundo os pesquisados pelo instituto Start, 93,4% não pretendem mudar o voto, enquanto que apenas 2% disseram que poderiam modificá-lo.

Dos entrevistados, 4% responderam "depende ou talvez", enquanto que 0,6% não souberam ou não responderam.

O pequeno índice de possibilidade de mudança de voto mostra uma tendência favorável à candidata Mazé Oliveira, no entanto o quadro ainda não pode ser dado como definitivo, já que trata-se de uma eleição polarizada e qualquer voto retirado de um candidato pode ir para outro.

A pesquisa do CORREIO DA TARDE contratada ao instituto Start é a sexta envolvendo municípios do Rio Grande do Norte. Anteriormente, publicamos pesquisas sobre São Gonçalo, Apodi, Pau dos Ferros, Assu e Mossoró.

Novas pesquisas sobre municípios diferentes serão publicadas até o final do mês.

Nenhum comentário: