quarta-feira, 24 de setembro de 2008

RR e DF têm os menores percentuais de população natural.

Monumento na orla do Rio Branco em Boa Vista -Roraima


Roraima e o Distrito Federal concentram os menores percentuais de população natural. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), isso acarreta um maior número de migrantes na composição de suas populações residentes.


A distribuição da população por grandes regiões do país em 2007 \"mantém as mesmas tendências verificadas no início da década de 1990, revelando certa estabilidade dos movimentos migratórios brasileiros\", segundo mostra a \"Síntese de Indicadores Sociais\", divulgada nesta quarta-feira (24), pelo IBGE.


A distribuição considera a residência atual, em relação ao lugar de nascimento. A Região Centro-Oeste tem em sua composição o menor número de população natural (69,7%) e, conseqüentemente, o maior de migrantes (30,3%), sendo que, desses, 22,8% são provenientes das regiões Nordeste e Sudeste.Em 2007, o total acumulado de migrantes, segundo as grandes regiões, foi da ordem de 19,7 milhões de pessoas.


O grupo de maior peso no contingente de emigrantes brasileiros foi o de nordestinos, com 10,5 milhões (53,5% do total). O Sudeste continua a ser o maior pólo de atração consolidado dos emigrantes nordestinos, uma vez que 66,7% se dirigiram para esta região.


Verificou-se, também, que das 692 mil pessoas que vieram de países estrangeiros no ano passado, 71,6% tiveram como destino a Região Sudeste.

Nenhum comentário: