domingo, 11 de janeiro de 2009

Projeto Dom Hélder tem Rosana Gurgel nomeada como nova supervisora-chefe.

O projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) nomeou, ontem, Rosana Gurgel como sua nova supervisora, na vaga ocupada antes pelo engenheiro agrônomo Caramuru Paiva, que foi eleito vice-prefeito de Campo Grande.

O documento é retroativo a dois de janeiro, data em que Rosana iniciou no posto. A supervisora tem vasta experiência no trabalho, onde atuou como assistente de supervisão desde o início da segunda etapa do projeto.Ontem foi divulgado também o calendário de atividades, começando com a implantação do investimento em oito áreas pelo Fundo de Incentivos Ambientais (FIA). A iniciativa atenderá as comunidades de Laje do Meio, Tabuleiro Grande, Sombras Grandes, Brejinho, Santa Agostinha, Cacimba do Meio, Pau de Leite e Bom Jesus.

Os projetos têm como objetivo contribuir para o aprendizado e adoção de práticas em manejo múltiplo da caatinga pelas famílias assessoradas pelo Projeto Dom Hélder no território do sertão do Apodi, de modo a implementar Áreas Referenciais de Manejo da Caatinga, baseados em práticas de manejo agroecológico. Tudo isso estão sendo acompanhados pela Cooperativa Terra Viva e demais parceiras."Esses projetos somam mais de 200 mil reais destinados à construção de cerca, rebaixamento e raleamento; enriquecimento da mata e manejo, com todo apoio técnico necessário", informou Rosana.

No próximo dia 17 será inaugurada a Feira Agroecológica da Agricultura Familiar de Caraúbas, numa parceria do PDHC, Atos, Diaconia, Prefeitura Municipal, Petrobrás, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater e outros apoios.Além de melhorar a renda e valorizar a produção familiar, a feira vai contribuir para o incentivo a alimentos saudáveis e agroecológicos. São mais de trinta feirantes de mais de 26 Comunidades e Assentamentos do Município de Caraúbas, oferecendo à população mais de 45 itens de qualidade.
Este investimento ultrapassa em sua totalidade os 100 mil reais. A inauguração contará com a participação do diretor do PDHC, Espedito Rufino e do coordenador de Produção e Comercialização, Felipe Jalfim.Neste mês também será inaugurado o Biofiltro, uma pesquisa experimental desenvolvida pelo PDHC, bem-sucedida no Chile, que sofreu algumas adaptações, sendo uma novidade aqui no Brasil.
Este projeto vai reutilizar a água filtrada através de um mecanismo que tem por base a minhoca, para a produção de alimentos. "Aqui no Sertão do Apodi, a Comunidade Experimental é São Geraldo, que fica em Olho D'água do Borges, e é acompanhada pela Atos", finalizou Rosana Gurgel.

Nenhum comentário: