sábado, 11 de julho de 2009

Identificação biométrica de eleitor é implantada em sete municípios do RN.



O Tribunal Regional Eleitoral está implantando a identificação biométrica em sete municípios do Estado. O novo sistema consiste no reconhecimento do eleitor através de impressão digital. Com o objetivo de aumentar a segurança do processo eleitoral, evitando as fraudes, a leitura biométrica é uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral e vai ser introduzida em 3% do Brasil nas eleições 2010.

Os municípios do RN escolhidos como pioneiros dessa nova tecnologia são: Macau, Guamoré, Caraúbas, Alexandria, João Dias, Pilões e Pedro Avelino. Conforme Andréa Campos, diretora geral do TRE/RN, as cidades foram selecionadas porque, juntas, correspondem a 3% do eleitorado do Estado, percentual recomendado pelo TSE para a implantação do sistema biométrico, além de já terem sido denunciadas por fraudes.

As cidades selecionadas passaram por um recadastramento eleitoral, como forma de regularizar o percentual de eleitores, além da obtenção das impressões digitas e fotografias do eleitorado para compor o banco de dados do TRE. O armazenamento das novas informações será programado pelo Tribunal, que convocará os eleitores a participarem da revisão eleitoral em cada município, visto que o não comparecimento do eleitor o impedirá de votar nas próximas eleições.

Nenhum comentário: