sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Índios localizam avião da FAB desaparecido.

Indios relatam que ocupantes estão vivos


A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que índios da tribo Matis disseram à Funai (Fundação Nacional do Índio) terem encontrado a aeronave C-98 desaparecida desde a última quinta-feira (29). Eles disseram haver relatos de sobreviventes.

O aparelho está em meio à floresta Amazônica, entre as aldeias Aurélio (da tribo dos Matis) e Rio Novo (da tribo dos Murugos), próximo ao rio Ituí, afluente do Rio Javari. A Aeronáutica já enviou as equipes de resgate para a área indicada pelos índios.

Ainda nesta sexta-feira (30) a FAB e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) informaram os nomes dos militares e técnicos a bordo do avião C-98. Onze pessoas estão dentro do avião, sendo quatro militares e sete delas funcionários da Funasa.

Os militares a bordo da aeronave são o primeiro-tenente Carlos Wagner Ottone Veiga; o segundo tenente José Ananias da Silva Pereira; o suboficial Marcelo dos Santos Dias e o primeiro-sargento Edmar Simões Lourenço. Dos sete funcionários da Funasa que estão no avião, seis são técnicos e uma é enfermeira. Os técnicos são: Diana Rodrigues Soares, João de Abreu Filho, Marcelo Nápoles de Melo, Maria das Dores Silva Carvalho, Maria das Graças Rodrigues Nobre e Marina de Almeida Lima. A enfermeira é Jositéia Vanessa de Almeida.

A Funasa informou que eles fazem ações de imunização em cerca de 3.700 indígenas de, aproximadamente, 40 aldeias no Vale do Javari, no Amazonas. Todos os funcionários desaparecidos são de Atalaia do Norte (AM), segundo a Funasa. Os familiares deles já estão recebendo assistência de funcionários da prefeitura local. Dois integrantes da Funasa irão até Cruzeiro do Sul (AC) para acompanhar os trabalhos de buscas.

Em nota enviada anteriormente, a Aeronáutica informau que as buscas prosseguiram durante a madrugada, mas que nenhum sinal da aeronave C-98 foi avistado.

Às 23h03 (horário local) de quinta-feira, um helicóptero HM-3 Cougar do Exército Brasileiro decolou de Tabatinga (AM) com destino à Cruzeiro do Sul (AC), realizando a rota inversa realizada pela aeronave desaparecida. O HM-3 pousou às 1h38 sem novidades. Em seguida, às 2h10 (horário local) a aeronave R-99 iniciou o primeiro voo de busca. O mesmo procedimento foi repetido às 4h10. O R-99 é o mesmo aparelho que foi usado para localizar o Airbus da Air France que fazia o voo AF 447 e caiu no oceano no dia 31 de maio deste ano.

Os trabalhos de busca contam com sete aeronaves da FAB e uma do Exército Brasileiro. São elas: dois helicópteros H-60L BlackHawk, um helicóptero HM-3 Super Cougar (Exército), um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99.

A Aeronáutica informa que eram boas as condições meteorológicas no horário do desaparecimento da aeronave. Na noite de quinta, o Salvaero, órgão da FAB que coordena as operações de busca, informou que recebeu o sinal de emergência (ELT) emitido pela aeronave 58 minutos depois da decolagem.

Nenhum comentário: