terça-feira, 18 de maio de 2010

"Marcha 18 de Maio” mobiliza sociedade janduiense

Uma grande caminhada pelas ruas da cidade mobilizou a sociedade janduiense em prol da sensibilização sobre 18 de maio, Dia de Combate ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes. Desde a semana passada, o Município realiza palestras e mobilizações para conscientizar a comunidade sobre a importância desse dia.

A concentração partiu logo cedo da Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel com faixas, cartazes e gritos de alerta pelas ruas da cidade. Crianças de todas as escolas de Janduís participaram da atividade. A marcha passou pela Associação Santa Teresinha, Escola Municipal Leonel Cícero, Escola Estadual Vicente Gurgel e Escola Branca de Neve, até a frente da Prefeitura de Janduís.

Várias apresentações culturais foram realizadas como forma de sensibilizar a sociedade sobre o problema. O grupo de crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) coreografou uma música de autoria do cantor Marcos Lima. A seguir, os adolescentes do Projovem Adolescente promoveram um recital de poesias temáticas sobre a data.


As apresentações culturais continuaram com uma esquete teatral do grupo Baú de Leitura com direção de Ana Célia de Lima, a leitura de literatura de cordel, produzida nas oficinas do PDA Carnaúba e apresentação dos trabalhos vencedores do concurso 18 de Maio que ocorreu durante toda a semana nas escolas municipais e estaduais de Janduís.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, Cecília Meirelys, a iniciativa foi proveitosa diante da parceria das escolas. Ela conta que alunos, pais e professores participaram ativamente das palestras e oficinas que foi abordado de forma eficiente.

O prefeito Salomão Gurgel Pinheiro encerrou o evento falando sobre o trabalho de mobilização realizado pela Administração que reuniu secretarias, escolas, organizações não-governamentais, conselho tutelar e a sociedade civil em torno da defesa das crianças e dos adolescentes da cidade de Janduís.



“Estamos desenvolvendo um amplo trabalho em defesa dos direitos humanos, protegendo as famílias e conscientizando nossa comunidade sobre questões de relevância social como a data de 18 de maio”, assinalou. Ele completa sua afirmação dizendo que a mobilização aconteceu, sobretudo, graças ao respaldo da administração municipal que conseguiu envolver todos os agentes públicos e sociais diante da discussão sobre esse tema.

A realização da semana de mobilização contou com a parceria da Prefeitura de Janduís, através das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Meio-Ambiente e Educação, Casa da Família, PDA – Carnaúba, Conselho Tutelar, Pastoral da Criança, PETI, PROJOVEM e Escola Infantil Branca de Neve.

Nenhum comentário: