quinta-feira, 20 de maio de 2010

Palco Giratório do SESC avalia peças teatrais de Janduís e Caicó no próximo sábado



A curadoria do Serviço Social do Comércio (SESC) vai avaliar três espetáculos de teatro de rua de Janduís no próximo sábado, a partir das 18h30, no SESC Seridó, em Caicó. Participam da seleção nacional os grupos Balai de Artes com a peça "A Menina Enterrada Viva", Ciranduís com "O Fuxiqueiro" e Filhos do Sol com "Retratos". De Caicó, concorre o grupo Cacimba com a peça "Zé Vagão da Roda Fina e Sua Mãe Leopoldina".

A participação de grupos locais na seleção do Palco Giratório do SESC Nacional é inédita e poderá garantir à peça selecionada apresentação em todo o Brasil, durante o ano de 2011.

O município de Janduís, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SEMECD) e da Assessoria de Comunicação estimulou os grupos janduienses a fazerem a inscrição das peças de teatro de rua no Palco Giratório, tendo em vista a qualidade dos trabalhos culturais realizados na cidade de Janduís.

Além de garantir a participação na reunião de sensiblização que ocorreu no mês de fevereiro, a SEMECD, através do Secretário Cácio Santos confirmou a disponibilização de um transporte para que Balai de Artes, Ciranduís e Filhos do Sol possam concorrer no Palco Giratório Nacional no próximo sábado, em Caicó.

Para o prefeito Salomão Gurgel Pinheiro é um momento importante para a cultura de Janduís, pois, segundo o gestor municipal, os grupos culturais da cidade ganham notoriedade e, sobretudo, experiência participando de editais nacionais como o Palco Giratório do SESC.

Ele adianta que 2010 vem se configurando como um ano de realizações importantes para a cultura local. Além das parcerias firmadas com o SESC, que vem garantindo apoio para músicos, grupos de teatro e de dança, Janduís vem fazendo grande parceria com a Agência Cultural do SEBRAE que, somente esse ano, garantiu a vinda de cinco oficinas no setor cultural.

Recentemente, o Município realizou uma oficina de Customização de Roupas e, até o início do mês de julho, serão realizadas oficinas de Dança, Percussão, Contação de Estórias e Dramaturgia para Teatro de Bonecos beneficiando ao todo 125 artistas de forma direta.

"Estamos garantindo capacitação para nossos artistas populares. Firmamos apoio com entidades importantes para o nosso Município como o SESC e o SEBRAE. A nossa cultura tem crescido de forma exponencial e clara para todo mundo ver. E, se depender do nosso esforço, vamos apostar e investir cada vez mais na nossa cultura", afirmou o prefeito de Janduís Salomão Gurgel Pinheiro.

Nenhum comentário: