sexta-feira, 11 de junho de 2010

Município celebra 48 anos de emancipação política



A celebração dos 48 anos de emancipação política do município de Janduís foi comemorada durante toda a semana com grande programação em praça pública. Com o tema “Reescrevendo a História e a Diversidade Cultural do Povo Janduiense”, as comemorações alusivas à data tiveram início no último domingo (6) com o lançamento do CD oficial do Hino do Município, orquestrado e cedido ao Município pela Fundação José Augusto, e com homenagem aos autores da letra, professor Aluízio Gurgel, e da melodia, professora e advogada Alvani Vieira.

Nesse mesmo dia, o prefeito Salomão Gurgel deu ordem de serviço para mais quatro importantes obras para a municipalidade: reforma do módulo esportivo e do matadouro público, construção de um centro de resfriamento de leite e drenagem e pavimentação da Rua da Paz. O chefe do executivo municipal ainda anunciou que o Município garantiu recursos da ordem de R$ 2 milhões para o esgotamento sanitário de toda a cidade de Janduís.

Durante toda a semana, a população se envolveu em várias atividades culturais, desportivas e sociais. Os desportistas participaram da “V Copa Municipal de Futsal”, envolvendo doze equipes, das zonas urbana e rural de Janduís.

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto ainda realizou o 1º Campeonato de Xadrez e o 1º Torneio Infanto-Juvenil de Tênis de Mesa, além de partida de futebol feminino entre as equipes Penélope Charmosa e As Convidadas, com alerta sobre a homofobia. Ainda na programação desportiva, a Secretaria de Meio-Ambiente, Urbanismo e Turismo realizou trilha ecológica até a Serra do Pico e torneios esportivos de rua.

Uma noite cultural, realizada na Praça Jailma Vieira de Almeida, trouxe música, dança popular e teatro dos grupos Amigarte, Balai de Artes, Ciranduís, Filhos do Sol, Ritmo’s, e alunos das escolas municiais Professor Leonel Cícero, Professor Aluízio Gurgel, Crechie Tia Alice, além da participação da companhia de dança de Messias Targino, Revolutions. A cidade ainda presenciou o retorno do Grupo Sondagem, trazendo música dos anos 60, forró pé-de-serra e repertório romântico.



A programação contou ainda com atividades culturais no mercado público de Janduís para a comunidade da zona rural, no salão de eventos da secretaria de assistência social, com a realização do chá da tarde do grupo de idosos Conviver e a realização de A Mais Bela Voz, da Casa de Cultura Popular Vapor das Artes com show de Kinho Araújo e Banda Brasil em praça pública. Na programação da Câmara Municipal de Janduís foi realizada Sessão Solene com entrega de títulos de cidadania.

Para o dia 12 de junho, a Prefeitura de Janduís preparou grande programação que tem início com a inauguração de várias obras, o lançamento do Selo Comemorativo pelos 48 Anos de Emancipação Política de Janduís e entrega do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, na categoria Compras Governamentais, ao prefeito Salomão Gurgel Pinheiro. Para encerrar a semana de comemorações em Janduís, festa em praça pública com as bandas Sondagem, Forró Cigano e Frank Miranda.

Nenhum comentário: