sexta-feira, 23 de julho de 2010

SEBRAE e Prefeitura capacitam 30 cidadãos em fitocosméticos

Com duração de 5 dias, de 19 a 23, senhoras e o presidente da ACRESEA Rivaldo Fernandes, totalizando 30 participantes, receberam 40 horas de oficina com a produção de 370 sabonetes de plantas nativas.


Foi encerrada ontem na Casa de Cultura Popular Manoel do Violão nesta cidade mais uma oficina nesta cidade, realizada no período de 19 a 23 e ministrada pelo Prof. Clementino Câmara Neto e a Profª Iuná Chaves Câmara, instrutores das oficinas de fitocosméticos do projeto Território Sertão do Apodi – Nas pegadas de Lampião – SEBRAE – RN.
O casal já chegou a expor seu projeto "Via Sertaneja da Etnocosmiatria Potiguar" no III Congresso de Agroecoloxía e Agricultura Ecolóxica em Galiza, Vigo - Espanha. Os fundamentos do dito Projeto baseiam-se nas práticas do saber popular, o conhecimento empírico, buscando na informação acadêmica os aspectos científicos da taxonomia, farmacognosia e farmacodinamia dos produtos naturais.
No período de realização da oficina aconteceu no auditório da Casa de Cultura de Caraúbas, uma reunião com o pessoal mobilizado pela Secretária Municipal da Assistência Social - Josilene Bezerra - e equipe que emprestou total apoio ao evento por determinação do prefeito Ademar Ferreira.
A realização da oficina considerada pelos participantes e pelo vice-prefeito como muito proveitosa, foi ação do ação conjunta do SEBRAE e a Prefeitura Municipal de Caraúbas. Teve a decisiva participação e apoio da Associação Caraubense de Reciclagem Serviços e Educação Ambiental (ACRESEA), na pessoa do seu presidente Rivaldo Fernandes.
As plantas jaramataia, melão Caetano e canela brava foram usadas como produtos naturais e fórmula de princípio ativo na confecção dos fitocosméticos. A produção em 40 horas de oficina de segunda, 19, a sexta feira, 23, e resultaram uma produção experimental de 30 sabonetes das 3 espécies da matéria prima.
De Mossoró, representando o SEBRAE , vieram para o encerramento da oficina de fitocosméticos João Vidal e Érica Barros dentre outras autoridades da instituição parceira da Administração Municipal.
Os Instrutores, prof. Clementino Câmara Neto e a profa. Iuná Chaves Câmara, que já deram 8 oficinas no Território Sertão Apodi-Nas Pegadas de Lampião, ficaram impressionaram com a diversidade de plantas e suas propriedades fitoterápica que existem no município de Caraúbas.
“Fique impressionado com uma enorme plantação de Babosa nativa existente numa comunidade rural. E a caraubeira? Que dá origem ao nome desta bela terra? Fiquei impressionado. Saibam que ela é derivada da família do Ipê e que tem propriedades terapêuticas cicatrizantes na cura de acnes e outras doenças da pele”, ensinou o prof. Clementino que é Farmacêutico Químico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A profa. Iuná Chaves Câmara é geógrafa e mestre em antropologia.

Nenhum comentário: