quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Apodi se preparam para realização do I Fórum do Selo UNICEF


O Conselho Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente de Apodi – CMDCA e o Comitê Municipal Pró-Selo do “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012”, vem se mobilizando para a realização do 1º Fórum Comunitário do UNICEF, que será realizado no mês de setembro.

Os membros do conselho analisaram também o diagnóstico participativo, que servirá como base para se alcançar, pela primeira vez, a certificação do UNICEF. Participam da mobilização para o fórum adolescentes aqueles que visitam as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, com o intuito de colherem dados específicos da situação da criança e adolescente em Apodi.

O evento garantira oportunidade para que a população conheça as ações que estão sendo implementadas no município que esta concorrendo para a aprovação do Selo UNICEF Município Aprovado, edição 2010.

Em Apodi, a coordenação do Comitê Municipal Pró-Selo, está com boas expectativas quanto à participação da comunidade. Para o coordenador da Comissão do Selo na cidade, Marcilio Reginaldo, a participação da comunidade é fundamental. “É importante não só a conquista do selo, mas a melhoria das condições de vida de nossas crianças, adolescentes, idosos, mulheres”, comentou.

O encontro será organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o apoio do articulador do Selo e da Comissão Pró-Selo. Lideranças locais, representantes de sindicatos, de igrejas, de associações de bairro, de grupos culturais, lideranças comunitárias. Todos são convidados a contribuir com propostas.

O “Selo UNICEF Município Aprovado” é um programa de iniciativa do UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância, para promover os Direitos de Crianças e Adolescentes, valorizando e premiando com reconhecimento internacional os municípios que atingirem os mínimos previstos entre 2009 e 2012, e assim contribuir decisivamente para alcançar os “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio/ODM” (compromisso mundial em 2000, com os países membros da ONU - Organização das Nações Unidas, incluindo nosso Brasil, assinando a Declaração do Milênio, definindo oito metas a ser cumpridas até 2015). Apodi nunca recebeu a aprovação do UNICEF.

Estas metas são as seguintes: 1. Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2. Atingir o ensino básico universal; 3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4. Reduzir a mortalidade infantil; 5. Melhorar a saúde materna; 6. Combater o HIV-AIDS, a malária e outras doenças; 7. Garantir a sustentabilidade ambiental; 8. Estabelecer uma parceria mundial pelo desenvolvimento.

O município de Apodi aderiu ao “Selo UNICEF Município Aprovado” no final de 2009, através da prefeita, Goreti Silveira Pinto e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente de Apodi – CMDCA, conselheira, Patrícia Lorena Raposo.

O “Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado” é um espaço de encontro e diálogo participativo. Nele, a comunidade analisa a situação das Crianças e Adolescentes, conforme indicadores oficiais, planeja e sugere ações pela garantia de seus direitos, monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltados à melhoria de vida das Meninas e dos Meninos de zero a dezessete anos.

O “Fórum Comunitário” será coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente de Apodi – CMDCA, com a parceria da Articulação Local do Selo UNICEF e do Comitê Municipal Pró-Selo.

O “Fórum Comunitário” será uma oportunidade de refletir e definir prioridades que contribuam para a garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes e para alcançar os objetivos do Selo UNICEF, constituindo o eixo da “Participação Social”. Nele, serão apresentados, para análise e discussão da sociedade apodiense, indicadores oficiais da qualidade de vida de Crianças e Adolescentes.

Nenhum comentário: