sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ufersa se interessa pelo funcionamento da Unidade de Beneficiamento de Pescado


Na quarta feira, dia 22, a Unidade de Beneficiamento de Pescado do Território Sertão do Apodi, com sede em Caraúbas, no sítio Santa Bárbara recebeu a visita dos professores da Universidade Rural do Semi-Árido (UFERSA), prof. e. diretor da instituição de Ensino, Roberto Vieira Pordeus e da professora Édna Rocha que foram recepcionados pelo técnico da Secretaria de Políticas do campo e do Meio Ambiente (SPOCAMPO) e atual secretário da Cooperativa dos Pescadores e Aqüicultores Familiares do Oeste Potiguar- (COOPAF), Fábio Veríssimo.
O objetivo da visita da equipe da UFERSA a importante obra do setor da piscicultura de Caraúbas e região foi o interresse da universidade em utilizar a estrutura da obra através do Curso de Engenharia de Pesca, oferecido pela instituição e da mesma forma buscar parcerias interessantes, através da Extensão uma das atividades fortes na interiorização da UFERSA. “Estamos com um projeto no contexto da piscicultura em formatação e que no futuro irá resultar também em geração de ocupação e renda aos que sobrevivem da atividade pesqueira”, revelou o prof. Pordeus ao técnico Fábio Veríssimo.
SITUAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURA DA UNIDADE-
Além de toda a estrutura física pronta, os equipamentos de limpeza e manipulação do pescado, estão instalados também a parte de congelamento, conservação e fábrica de gelo. Na pendência do Ministério da Pesca e Aqüicultura de rever o projeto elétrico suficiente para o funcionamento dos equipamentos instalados, muito pouco coisa está por concluir e ser aberta à categoria a Unidade de Beneficiamento de Pescado, que representou investimentos do Governo Federal de R$ 1.200.000,00, sem contar com os aditivos de recursos recentemente levantados.
Ainda está em fase de resolução a construção de bacias de contenção e resíduos sólidos. Segundo Superintendente Regional do Ministério da Pesca, Marcílio Lucena, este processo já se encontra em fase de licitação.
Já esteve em Caraúbas procedendo a vistoria técnica da Unidade, a equipe técnica do Ministério da Agricultura e Abastecimento, ligados ao serviço de inspeção federal (SIF) e solicitam algumas readequações de todo o projeto para que a unidade receba o Selo de Inspeção Federal.
Para o Secretário de Políticas do Campo e Meio Ambiente, Francisco de Assis de Melo Varela, é questão de resolução de tramitação burocrática dos últimos detalhes, para que o grande benefício seja colocado em funcionamento gerando ocupação e renda.
ENTENDENDO A UNIDADE DE PESCADO
A obra da Unidade de Beneficiamento de Pescado de Caraúbas e região foi uma articulação da deputada federal Fátima Bezerra, através da Colônia Z-49 de Pescadores e outros interessados neste importe projeto de suporte econômico de Caraúbas e região.
Quando em funcionamento, a Unidade deverá gerar ocupação de 35 postos de ocupação e renda diretos e em torno de mil e duzentos indiretos com o envolvimento da região.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PMC
Contatos: 9988.98034/8743.4286/3337.2753/9972.1754

Nenhum comentário: