quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CUIDADO AO SAIR DE FÉRIAS

INPORTANTE...LEIAM COM ATENÇÃO.



Com o início do período de férias escolares, o Grupamento de Busca e Salvamento do CBMRN considera importante orientar as famílias sobre os cuidados a serem observados ao sair de férias, assim como alertar os pais e/ou responsáveis sobre os riscos que seus filhos poderão estar sujeitos em diversas situações.



CUIDADOS AO SAIR DE FÉRIAS




• Não deixe luzes acesas, pois durante o dia indicam que a casa está vazia;

• Evite deixar as chaves nas portas ou próximo a elas. Invasores podem tentar "pescá-las" usando uma janela ou puxá-las por debaixo da porta com um pedaço de papel ou tapete. Só deixe chaves com pessoas de absoluta confiança;

• Comunique sua ausência e deixe seu contato com um vizinho de confiança, fazendo contato eventualmente para saber se está tudo em ordem;

• Não deixe jóias ou dinheiro em casa, mesmo dentro de cofres. Use cofres de bancos;

• Peça aos amigos ou vizinhos que recolham seus jornais e correspondências;

• No caso de residências com jardim na frente, contrate alguém para mantê-lo limpo, o que evita aspecto de abandono;

• Utilize timers para ligar luzes, rádio ou televisão em horários estratégicos, para dar a impressão de que tem gente na casa; e

• Evite colocar cadeado do lado externo do portão. Isso pode denunciar a saída dos moradores.





PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CRIANÇAS NAS FÉRIAS




Férias: Ambientes novos, crianças vão explorá-los, pais não conhecem riscos.


- Descoberta de novos locais, para pais e filhos;

- Descontração, descanso (sonho dos pais); e

- Liberdade, atividade intensa (sonho das crianças).



Observações Importantes:


1º Passo: Reconhecimento do local, antes de desfazer as malas e antes de serem as crianças a fazê-lo sozinhas. Ver se há piscina na própria casa ou na casa do vizinho (verificar também acesso a "casa das máquinas" ou produtos de tratamento de água), poços, tanques, rios, lagoas, arrecadações (com pesticidas, tintas e diluentes, ferramentas, máquinas agrícolas), linhas de comboio, estradas, cães à solta. Dentro de casa, verificar tipo de proteção de varandas e escadas (para evitar quedas, sobretudo em apartamentos e hotéis), tomadas desprotegidas e expostas.


2º Passo: Tomar medidas de proteção para as crianças menores (tóxicos fora do alcance, trancar algumas portas) e estabelecer regras claras com os mais velhos - locais onde podem andar de bicicleta/skate, condições para tomar banho piscina / lago / mar (não podem ir sozinhos), horários (sol, regresso para casa).


3º Passo: Saber a localização e o número de telefone dos serviços de saúde locais - centro de saúde, posto médico ou de enfermagem, farmácia, para não andar a procura no momento de aflição.


Protetor solar - Colocar logo de manhã, mesmo que não vá à praia, basta estar ao ar livre. Lembrar de colocar nas zonas sensíveis que ficam descobertas mesmo com roupas: rosto, nariz, nuca, orelhas, braços. Evitar atividades ao sol, nas horas de maior calor.



AMBIENTES COM ÁGUA




Mergulhos em águas pouco profundas (piscinas, rios, lagoas, mar (rochas) podem originar traumatismos cervicais e paralisias. Verificar sempre a profundidade antes de mergulhar e evitar mergulhos de cabeça em ambientes desconhecidos.


Piscinas



- Piscinas infláveis – Têm um ar inofensivo, mas são cada vez mais perigosas, pois são cada vez maiores e com bordas flexíveis. As crianças inclinam-se, a borda cede e mergulham de cabeça, ficando com os pés no ar, com o corpo apoiado na borda, e a cabeça apoiada no fundo, ou seja, submersa. Desta forma, as crianças não conseguem sair. A vigilância tem que ser permanente;

- Piscinas familiares - As crianças menores devem usar sempre bóias nos braços. Não deixar brinquedos flutuando na piscina, pois atraem os mais novos. Nenhuma destas medidas dispensa uma vigilância rigorosa; e

- Piscinas coletivas (municipais, hotéis, parques de campismo, condomínios) - verificar se há salva-vidas equipados para o salvamento.



Parques aquáticos



Deve ser uma opção consciente: é divertido mas os pais não podem contar com um dia de descanso ou descontração mas sim de vigilância redobrada, alerta total e constante. Trata-se de um local novo, no qual as crianças têm pouca experiência.


Antes de ir, certifique-se que há salva-vidas. Quando chegar, localize-os (geralmente usam roupa distinta), verifique se há equipamento de salvamento, e leia com atenção todas as indicações dos tanques, respeite os avisos e siga as instruções. Instale-se próximo dos tanques próprios para a idade dos seus filhos. Estabeleça as regras do dia com os seus filhos, de acordo com o que leu, e outras informações: caminhar em vez de correr (para não escorregar), agarrar-se bem a subir as escadas, verificar que a saída do escorrega está livre antes de se lançar, não escorregar de cabeça para baixo. Pode ser boa idéia usarem colete, se a criança for pequena (as braçadeiras podem sair com a queda na água). É fácil uma criança atrapalhar-se mesmo que saiba nadar, pois há muita atividade na água, e mistura de idades.


Também nas piscinas e parques aquáticos todos devem usar protetor solar, com várias aplicações durante o dia. Prefira produtos resistentes à água e evite cremes gordurosos para não sujar a água da piscina.



AMBIENTE LÚDICO




Parques infantis - Verificar se os brinquedos estão em bom estado (sem lascas, peças em falta). Informar ao responsável (é obrigatório estar afixado à entrada) se encontrar algum perigo. Lembrar que o pavimento sintético aquece com o sol e queima os pés. Usar sempre sapatos que agarram o pé e não chinelos, que não são bons para correr, escalar, e evitam as quedas.



Churrascos – Uma grande atração para adolescentes, que gostam de ajudar adultos - risco de queimaduras graves, sobretudo das mãos e do rosto quando "atiram" combustível líquido para acender o fogo. Usar apenas combustíveis sólidos (carvão, madeira etc.).



Centros comerciais, feiras e outros locais com muita gente - Evitar levar crianças pequenas para estes locais. A criança deve ter identificação sobre ela, mas de forma a não estar exposta e a poder ser lida por estranhos (papel dobrado no bolso, interior de pulseira).



Estacionamento de Shopping e Supermercado - O atropelamento nos estacionamentos pode ser um risco. Com o entusiasmo de sair do automóvel, de chegar a um local agradável, as crianças podem ter tendência de correr, o que poderá ocasionar o seu atropelamento, também nos casos em que os veículos se encontram manobrando ou dando marcha à ré.



1 - Estabeleça as regras antes de sair do carro, explicando os vários passos, com calma;

2 - Tentar estacionar de forma a não ter que atravessar faixas de rodagem, evitar aquelas ilhas de estacionamento central em que não há qualquer lugar seguro para as crianças esperarem (a não ser encostadas ao próprio carro); e

3 - Nos centros comerciais, escolher sempre que possível os lugares reservados a famílias, quando existem. Geralmente têm mais espaço para abrir as portas do carro e são mais próximos dos elevadores ou de acessos ao centro comercial, sem a necessidade de atravessar pistas e com caminhadas mais curtas dentro do estacionamento.



INTOXICAÇÕES



Corrosivos – No verão as crianças têm mais sede e espontaneamente agarram a garrafa de água que às vezes pode não ter água, mas um corrosivo. Mantenha os produtos nas embalagens originais com os respectivos rótulos e tampas de segurança e guarde os produtos tóxicos separados dos alimentos.



Em caso de intoxicação, tenha à mão a embalagem suspeita e ligue de imediato para o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou Samu 192.



Evite as Intoxicações:




- Explique à criança o risco de tomar medicamentos e o perigo de provar ou mexer em produtos perigosos;

- Guarde os medicamentos e produtos de uso doméstico fora do alcance das crianças;

- Não aplique raticidas ou naftalina em locais acessíveis às crianças; e

- Não utilize embalagens vazias para guardar outros produtos. Mantenha-os nas suas embalagens originais.

2 comentários:

Luiz Alberto Machado disse...

Parabens pelo excelente espaço, indicarei nas minhas páginas, aguarde.
Abração
www.luizalbertomachado.com.br

Anônimo disse...

Realmente muito "Inportante". Caco, caco@xopis.com.br