terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Reitor Josivan Barbosa anuncia desafios para UFERSA Caraúbas



O apoio da bancada federal do Estado, do prefeito e dos vereadores, da sociedade caraubense e dos alunos e professores da UFERSA Caraúbas é de fundamental importância para a consolidação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido na Região do Médio Oeste. Essa opinião foi expressa pelo reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, durante encontro realizado na Câmara Municipal para explicar à comunidade as novidades pactuadas com o Ministério da Educação para a consolidação do campus da universidade no município.

O encontro reuniu no plenário da Câmara os mais diversos segmentos representativos da cidade que ouviram com atenção as novidades apresentadas pelo reitor da Universidade do Semi-Árido. “Os alunos são os mais fortes nesse processo, daí, a importância que eles entendam a necessidade dessa conquista que é trazer a universidade para perto deles”, explicou o reitor.

Na semana passada, atendendo convite do Ministério da Educação, o professor Josivan Barbosa esteve em Brasília para pactuar os novos desafios para Caraúbas. “Fomos acordar, colocar no papel os compromissos do MEC para com a UFERSA Caraúbas”, explicou. Segundo o reitor, a reunião superou as expectativas da Universidade ao ficar acordado a contratação, via concurso público, de 103 professores e cerca de 90 servidores, o que representa a criação de mais 300 vagas anuais naquele campus. “Do total de vagas para professor, 20 já foram liberadas de imediato e o edital para o concurso será divulgado nos próximos dias”, garantiu.

Ainda segundo Josivan Barbosa, a pactuação para UFERSA Caraúbas representa um grande avanço uma vez que possibilitará ao campus da região do médio oeste estrutura para a implantação da pós-graduação com cursos de especialização, mestrado e doutorado na área tecnológica. “Além dos cursos Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Ciência da Computação, a ideia é criarmos pelo menos cinco novos cursos de engenharias”, afirmou. A equipe pedagógica da Universidade já realiza estudo para definir quais os cursos serão mais viáveis.

O reitor da UFERSA também assegurou que as obras para a construção do campus universitário serão iniciadas no início do próximo ano. “Para começar temos no orçamento R$ 14 milhões”, afirmou. As obras já se encontram em processo de licitação. A exemplo da UFERSA Angicos, que se encontra em fase de conclusão, o campus de Caraúbas irá contar com estrutura própria e independente da sede.

Quando estiver em pleno funcionamento a UFERSA Caraúbas disponibilizará de um orçamento anual em torno de R$ 24 milhões. O campus terá a mesma estrutura de Angicos com salas de aula, laboratórios, salas de professores, biblioteca, centro de convivência, entre outros equipamentos de infraestrutura. A estimativa é de gerar oportunidades com o ensino superior para os jovens de 32 municípios que compõem o médio oeste, além dos municípios vizinhos dos estados da Paraíba e do Ceará.

O reitor Josivan Barbosa acredita que o processo de expansão das universidades federais é um projeto consolidado que não tem volta. “O governo Lula criou 14 universidades e 126 novos campus, enquanto o governo FHC criou apenas 2, o que comprova o compromisso com a expansão do ensino superior gratuito e de qualidade”, ressaltou.

O reitor disse também que trabalha com um projeto para a criação de uma Faculdade de Medicina para o Semiárido, com a construção de um hospital universitário dentro do campus da UFERSA Mossoró. “Quanto mais unidos maiores são as chances para viabilizar esse projeto”, acredita Josivan Barbosa.

Para os alunos que já conquistaram uma vaga na UFERSA Caraúbas o encontro com reitor foi satisfatório. “Acompanho o processo de expansão da UFERSA e hoje gostei muito de saber como será o campus de Caraúbas”, opinou a estudante de Ciência e Tecnologia, Isadora Araújo.



Para Dalila Praxedes, que mora em Apodi, e cursa também o BCT em Caraúbas, as novidades foram boas. “Achei interessante conhecer o andamento dos novos projetos da Universidade e saber que os recursos para a construção do campus estão garantidos”, afirmou.

Nenhum comentário: