quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Secretário de Segurança Pública visita instalações do Corpo de Bombeiros em Mossoró


Na tarde desta quarta feira, 9, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, acompanhado do Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Aldair Rocha, e do Comandante Geral da Policia Militar, Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, estiveram visitando as instalações do 2º Grupamento de Bombeiros de Mossoró, localizado no aeroporto do município.

A comitiva da segurança pública do Estado chegou ao Grupamento de Mossoró às 14 horas sendo recebida pela tropa operacional da região oeste. Na ocasião, o Secretário Aldair Rocha aproveitou para conversar com os militares sobre o futuro de sua gestão e destacou a habilidade técnica operacional inerente ao bombeiro militar. Em seguida, a comitiva se deslocou até o auditório da instituição onde foi apresentado, pelo Major Franklin Araújo de Souza, Comandante do 2º GB, a história e ações desenvolvidas pela unidade em Mossoró e cidades vizinhas.

“O Centro de Gerenciamento de Ocorrências do Corpo de Bombeiros Militar registrou o atendimento de 1.193 ocorrências em Mossoró em 2010, sendo elas, Enxame de Insetos (204), Incêndio e princípio de incêndio (275), Árvores oferecendo perigo (32), Animais em perigo ou provocando perigo (24), Acidentes Veiculares (40), Incêndio Florestal (09), Afogamento com recuperação de vítima (06), Vazamento de GLP e Derramamento de Combustível (13), entre outras, o que mostra que nossa atuação vem crescendo e se consolidando no interior do Estado”, disse o Major Franklin Araújo.

Atualmente a unidade operacional do Corpo de Bombeiros em Mossoró atende a 26 municípios da região e conta com um efetivo de apenas 81 militares. “De acordo com os dados do IBGE, em 2010, Mossoró conta com uma população de 254.032 pessoas. “O ideal é que tivéssemos um efetivo de 254 militares para atender só ao município de Mossoró”, ressalta o Comandante do 2º Grupamento de Bombeiros.

Além de conhecer as instalações, a visita do secretário também serviu para apresentação das metas de crescimento da corporação em Mossoró, entre elas estão: a Construção de sede para o Serviço Técnico de Engenharia, renovação e ampliação da frota de viaturas e equipamentos, descentralização das ações com criação de novas unidades em municípios pólos da região, aquisição de compressor para o abastecimento de cilindros de mergulho e respiração autônoma e a construção de alojamento feminino.


“O objetivo da visita foi apresentar ao Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Aldair Rocha, as nossas instalações, ações e necessidades de investimentos. Quero destacar o comprometimento e o profissionalismo do novo secretário que, apesar de pouco tempo no Estado, já está bem integrado e inteirado com os profissionais da segurança pública como um todo”, disse o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Dantas.

Nenhum comentário: