terça-feira, 8 de março de 2011

Campanha da Fraternidade deste ano traz tema em defesa da vida no Planeta


A Igreja Católica lança, Amanha quarta-feira, 09, a Campanha da Fraternidade, que este ano terá o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema: “A criação geme em dores de parto”. O lançamento ocorre às 19h30, com reunião e celebração de missa em várias comunidades católicas de Boa Vista.

Conforme o padre Paulo Mota, o lançamento no Centro ocorre na Catedral Cristo Redentor, onde estarão reunidas também as comunidades das igrejas Matriz, Consolata e São Francisco. No bairro Caranã, a celebração acontece na comunidade São João Batista e envolverá sete comunidades da região.

Quanto à Diaconia Missionária, o lançamento será na comunidade São Bento, no bairro de Liberdade, e outras 17 comunidades participam em conjunto da missa. Na área missionária Santa Rosa de Lima, o evento acontece na igreja de mesmo nome e envolverá comunidades do bairro Raiar do Sol. A área missionária de São Raimundo Nonato, no bairro Santa Luzia, será o local onde as comunidades de bairros do entorno se reúnem, na quarta-feira, para o lançamento.

Ele acrescentou ainda que, com a escolha do tema da Campanha da Fraternidade feita pelos bispos, a igreja Católica propõe uma reflexão quanto à necessidade de preservar o planeta para as próximas gerações. “O objetivo é ajudar as pessoas a se conscientizarem quanto à situação do meio ambiente”, disse.

Na discussão para escolha do tema foi levada em consideração a poluição provocada pelo homem à natureza. Hoje as pessoas geralmente exploram os recursos naturais e não se preocupam com os danos que as ações trazem ao meio ambiente.

O padre explicou que não haverá procissão ou qualquer outro tipo de programação. Conforme ele, além da celebração da missa de lançamento da campanha, ocorrerá também o início da quaresma, período de reflexão que antecede a ressurreição de Jesus Cristo.

FRATERNIDADE - A Campanha da Fraternidade é uma atividade de evangelização, cujo objetivo é fazer com que sociedade reflita sobre um problema específico, escolhido pela Igreja Católica. Despertar o espírito comunitário e cristão, educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade de todos na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária, estão dentre as metas da iniciativa.

Nenhum comentário: