quarta-feira, 9 de março de 2011

Comandante dos Bombeiros destaca salvamentos realizados no Carnaval 2011



O Corpo de Bombeiros do RN registrou um total de 197 ocorrências entre os dias 04 e 09 de março de 2011, período em que foi realizada a Operação Carnaval promovida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social.

O maior número de intervenções realizadas pelo CBMRN aconteceu na capital e região metropolitana, onde foram registradas 89 ações da corporação. A sexta feira, 4, foi o dia em que os bombeiros mais trabalharam na capital e região metropolitana, sendo necessárias 22 intervenções operacionais e 13 ações de coleta de leite materno para o Programa Bombeiro Amigo do Peito, mantido pela instituição em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado. Já o domingo, dia 6, foi considerado o mais calmo sendo registradas apenas cinco ocorrências. Entre as atuações realizadas pela corporação durante o carnaval nesta região estão: Enxame de Insetos (14), árvore oferecendo perigo (4), incêndios e princípios de incêndios (16), parturientes (1), apoio a ocorrência policial (1), assistência a gestor de segurança pública (1), abalroamento (3), resgate (2), suicídio (2), Derramamento de combustível (1), Auxílio a público (1), animal em perigo ou provocando em perigo (7), afogamento com recuperação vítima (6), busca de cadáver em meio líquido (3), pessoas em perigo iminente (1), coleta de leite materno (13) e vistorias em eventos (13) em São Paulo do Potengi, São José de Mipibu, Genipabu, Pitangui, Barra do Rio, Ponta Negra, Redinha, Ribeira, Rocas, Pirangi, Centro de Parnamirim, Tibau do Sul e Goianinha.

Na região do Seridó, a Central de Gerenciamento do 3º Sub Grupamento de Bombeiros, situada no município de Caicó, registrou um total de 75 ocorrências nos cinco dias de folia. O domingo e a terça feira, dias 6 e 8 respectivamente, foram o que mais exigiram os serviços dos Bombeiros com 17 intervenções cada. Os demais dias apresentaram índices aproximados com 16 ocorrências na sexta, 12 no sábado e 13 na segunda feira. As ocorrências atendidas pelos bombeiros na região foram: Embriaguez alcoólica (9), Acidente em motocicleta (5), violências interpessoais (3), desmaio (12), auxílio ao público (23), queda de fio de energia (1), resgate de suicida (1), parturiente (1), queda de pessoas de altura (6), acidente automobilístico (1), choque elétrico (1), parada cardiorespiratória (4), trote (1) e vistorias em eventos (7) nos municípios de Acari, Ilha de Santana, Currais Novos, Jucurutu, Florânia, Jardim do Seridó e Jardim de Piranhas.

Na região Oeste, as estatísticas do Corpo de Bombeiros, divulgadas pelo 2º Grupamento situado em Mossoró, apresentaram dados bem abaixo do esperado sendo registradas apenas 33 ocorrências nos cinco dias de folia, entre elas estão: Acidente Automobilístico (1), atendimento Pré Hospitalar (4), afogamento com recuperação de vítima (1), apóio a órgãos públicos (3), pessoas perdidas (1), prevenção contra afogamentos (3), incêndio em edificação (1), vazamento de GLP (1), enxame de insetos (1), mal súbito (1), queda de árvore (1) e vistorias em eventos (11) nos municípios de Alexandria, Upanema, Itajá, Governador Dix Sept Rosado, Apodi, Guamaré, Macau, Mossoró, Pendências, Grossos e Areia Branca.

De todas as ações realizadas, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, destacou as ações realizadas pelos vistoriadores do CBMRN e os seis salvamentos realizados no litoral, nas praias de Pirangi, Buzius, Touros, Macau e Praia do Meio, onde os Guarda Vidas da Corporação conseguiram identificar e retirar do meio líquido pessoas que estavam afogando. “Quero parabenizar as ações preventivas realizadas pelos técnicos do serviço de engenharia da corporação que atuaram em todo o Estado e destacar a ação dos nossos guarda vidas que evitaram mortes por afogamento nas áreas fiscalizadas pelos bombeiros”, enfatizou o Coronel Elizeu Dantas.



Efetivo e Apoio Logístico

Neste ano, o Corpo de Bombeiros contou, diariamente, com um efetivo de 125 homens atuando nas áreas de Combate à Incêndio e Salvamentos (Terrestre e Altura), 63 homens no Salvamento Aquático e 10 homens para ações preventivas junto ao Serviço Técnico de Engenharia.

A Corporação efetivou um total de 20 postos fixos de salvamento aquático nas praias de Touros, Genipabu, Redinha Nova, Redinha Velha, Forte, Praia do Meio, Via Costeira, Ponta Negra, Pirangi, Buzius, Camurupim, Pipa, Tibau do Sul, Macau, Tibau, Guamaré, Lagoa do Apodi, Barragem de Santa Cruz, Açude Itans e Lagoa Pelicano. Além destas áreas, equipes do Grupamento de Busca e Salvamento realizaram fiscalizações móveis nas demais praias que não tiveram bases fixas.

Como apoio logístico, os bombeiros disponibilizaram para o Carnaval deste ano 12 Embarcações, 08 Quadricíclos, 05 Viaturas de Resgate, 13 Viaturas de Salvamento, 08 Viaturas de Combate à Incêndio e 5 Viaturas para o Serviço Técnico de Engenharia.

Nenhum comentário: