quarta-feira, 11 de maio de 2011

Encerramento de Evento Cultural reúne 10 municípios com Artistas Musicais


Durante todo o dia 09, e até às 14 horas de ontem 10, no auditório da Casa de Cultura Manoel do Violão aconteceu a Capacitação Sistema Nacional de Cultura, com o objetivo de detalhar aos capacitandos de como aderir ao Sistema Nacional de Cultura e como instituir um Conselho Municipal de Cultura.

O evento de grande valia para a reativação de todo o processo da Política Cultural do município e da região oeste, foi aberto na manhã desta segunda feira, 09, às 09h, com a participação de agentes culturais e coordenadores do movimento de 10 municípios da região oeste, tendo como capacitadores Ésson Alencar, mediador, Josenilton Tavares, capacitador antropólogo e produtor cultural, Ilana Félix, produtora cultural e Maria Tereza Oliveira, professora e produtora cultural.

A promoção foi do Sistema Nacional de Cultura (CNC), SEBRAE no Rio Grande do Norte, e Mapa Realizações Culturais e é divido em etapas. Introdução e Contextualização Histórica, Orientações Técnicas e Jurídicas de como aderir ao plano e finalmente Orientação de como implantar um Conselho de Política Cultural.

Ao mesmo tempo, o prefeito Ademar Ferreira ao lado dos Secretários Municipais, Assis Batista, da Educação e Cultura e Josilene Bezerra Ferreira, do Trabalho e da Assistência Social, dentre outras autoridades da Educação e Cultura e capacitados, aproveitou a oportunidade para diante da comunidade cultural que coordenou e outros representantes de entidades e órgãos do movimento cultural de Caraúbas e região, anunciou que o seu vice-prefeito Alcivan Viana assumirá a Coordenação Municipal do espaço da Casa de Cultura Popular Manoel do Violão.

Estiveram presentes ao encerramento da Capacitação Sistema Nacional de Cultura, além do vice-prefeito Alcivan Viana, sua assessoria através de Gilvan Viana e Assi Sales, o professor Jovanildo Fernandes, diretor do NAESC/UERN, dentre autoras autoridades educacionais e do mundo cultural de 10 municípios.

Secretários e coordenadores culturais dos municípios de Caraúbas, Rafael Godeiro, Olho D’água do Borges, Rodolfo Fernandes, Janduís, Severiano Melo, Paraú, Governador Dix Sept Rosado, assistiram apresentações de trabalhos de vários artistas de Caraúbas. Sanfoneiro Caçula Benevides, violeiro repentista popular Damião da Silva, poeta João Joassi, entre outros artistas da música, da literatura, do repente e do teatro do município de Janduís- Companhia Ciranduís-, entre outros.

O prefeito Ademar Ferreira entregou certificados de participação do I Seminário Intermunicipal da Cultura, ocorrido na Casa de Cultura Popular Manoel do Violão ano passado, 2010.Ao final em sua fala, Ademar Ferreira comprometeu-se em apoiar a Política Cultural de Caraúbas e região e ao mesmo tempo criar o Conselho Municipal de Cultura. Em homenagem ao prefeito e a todos os presentes, Damião da Silva e Caçula Benevides apresentaram seus trabalhos aos presentes

Nenhum comentário: