sexta-feira, 27 de maio de 2011

SEMINÁRIO EM NATAL TEVE REPRESENTAÇÃO DE CARAÚBAS ATRAVÉS DE ASSESSOR

O evento aconteceu nos dias 24 e 25 e 26 no Hotel Paia-Mar para profissionais da mídia e assessores dos governos do
Estado e da Unão, do movimento ABGLT( Lésbicas,Gays, Bissexsuaia, Travestis e Transexuais) e Gestores da Saúde


Natal/Oeste-

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou na terça-feira (24) o Seminário "O Papel da Mídia no Enfrentamento da Aids, Homofobia e na Discussão de Gênero". O evento foi voltado para os profissionais de comunicação de todo o Estado e continuou nesta quarta-feira (25) no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra.
O objetivo foi sensibilizar os jornalistas para lidar com o tema da Aids e homofobia nos meios de comunicação. Na abertura do evento, o Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, reiterou o compromisso de apoiar todas as ações em torno do enfrentamento da epidemia de Aids. "Pretendemos avançar no que for necessário temos neste seminário o exemplo de como iremos enfrentar este problema".

No Rio Grande do Norte foram diagnosticados 2.551 casos de Aids no período de 2000 a 2010, sendo que 1.356 são de pessoas da Grande Natal e 405 do município de Mossoró, o que mostra a importância de levar as ações de prevenção a todo o Estado. "Precisamos investir na descentralização da atenção especializada", afirmou Thaísa Lima, do Programa Estadual DST/Aids.

Outra preocupação é com as faixas etárias atingidas. Apesar da maior incidência estar na faixa dos 20 aos 49 anos de idade (que concentra 75% dos casos), a incidência em jovens de 15 a 19 anos (13% dos casos) pode indicar um fator preocupante. "Talvez estes jovens estejam se infectando cedo e demorando a ter o diagnóstico, por isso temos que concentrar esforços nesta faixa etária", concluiu Thaísa Lima.

Na quarta-feira (25) o Seminário iniciou as atividades a partir das 9 horas, tendo como temas principais o discurso homofóbico e o jornalismo literário como alternativa de cobertura da mídia.
Gestores discutem enfrentamento da epidemia da Aids

O Seminário Estadual de Sensibilização para o Enfrentamento da Epidemia de Dst/Aids e Hepatites virais entre gays, travestis e outros HSH teve continuidade, durante todo o deia de quinta-feira (26), no Hotel Praia Mar. Desta vez, o público alvo está foi os gestores. Na mesa de abertura, a secretária adjunta da saúde pública, Ana Tania Sampaio e o Coordenador do departamento de Aids do Ministério da Saúde, Ivo Brito.

Para Ivo Brito, vários pontos precisam ser encarados de forma muito intensa. A quebra do preconceito é uma delas. Cerca de 28% da população com Aids já sofreu algum tipo de discriminação. Além disso, o combate a epidemia tem sido o maior desafio nos últimos anos para os serviços de saúde.

"Se tem aumentado o número de infectados, há uma necessidade emergente de sermos mais criativos, inovando nas atitudes no campo da prevenção", disse Ivo. Um outro agravante é que muitos Jovens gays estão começando a vida sexual mais cedo e usando menos preservativo. Isso mostra a necessidade das campanhas de massa permanentes no país.

De acordo com o Programa Estadual de DST/AIDS, a epidemia de AIDS no Rio Grande do Norte teve início em 1983 com o diagnóstico do primeiro caso.

Desde então a epidemia no Estado mostra tendências de crescimento. Com maior incidência na faixa etária de 20 a 49 anos de idade, que residem na região metropolitana de Natal. Também foi detectado que o diagnóstico, muitas vezes, é realizado tardiamente e com uma alta taxa de mortalidade.

Aids no RN

178 CASOS- 2000
304 CASOS- 2009
342 CASOS- 2010


Atualmente, existem seis SAE´S (serviço de assistência especializada) aqui no estado em pleno funcionamento. Eles estão no Hospital Giselda Trigueiro e nos municípios de Mossoró, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Macaíba e Parnamirim. E, em fase de implementação estão os municípios de Santa Cruz,Pau dos Ferros e Caicó. Para o Programa Estadual, há uma pretensão de descentralizar essa assistência.

Para a Secretária Adjunta da Saúde Pública, Ana Tania, as três esferas do poder precisam cada vez mais encarar a epidemia de forma sistemática, dando suporte a toda Rede Primária de Atenção. "Precisamos trabalhar o Ser e não só a doença", afirmou a secretária adjunta.

Na tarde do dia (26), foram discutidos temas como: as vulnerabilidades entre os jovens, as diretrizes nacionais no enfrentamento a doença e a programação estadual.

Representando o município pelo Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva e a Secretaria Municipal de Saúde Pública. o jornalista Assessor de Comunicação Social do Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva e da Prefeitura Municipal de Caraúbas, participou do Seminário o Jornalista Chico Costa.

Nenhum comentário: