sexta-feira, 10 de junho de 2011

Arraiá em homenagem a Monteiro Lobato

Cada escola homenageou uma expoente da cultura, promovendo resgate cultura


Começaram os festejos juninos em Mossoró, Assu e demais cidades da região Oeste em homenagem a São João Batista. Em Caraúbas a festa é voltada as escolas públicas e privadas. São quase 30 escolas participando de concurso de quadrilhas, rainha do milho adulto e mirim, desfiles de carroças, entre outras atividades fortalecendo a cultura popular e proporcionando momentos de descontração e lazer a população Oeste.

Cada cidade com sua programação de eventos. Mossoró e Assu realizam suas festas mobilizando toda a população, com eventos para todos os gostos. Investem milhões. Em Caraúbas, a Prefeitura optou por uma festa mais modesta, mas não menos rica culturalmente. Na abertura da festa, durante o desfile de carroças enfeitadas, a Escola Estadual Antônio Carlos homenageou o escritor Monteiro Lobado e sua obra mágica O Sítio do Pica Pau Amarelo.


Participaram diretamente das pesquisas para enfeitar as carroças mais de uma centena de estudantes e seus respectivos pais, irmãos, professores e coordenadores escolares. A população acompanhou de perto o desfile, que valia prêmios em dinheiro para os alunos que se destacasses com suas carroças enfeitadas. “Gosto de ver as pessoas reunidas em paz, se confraternizando e valorizando nossas raízes culturais”, diz o prefeito Ademar Ferreira.

Já a Escola Municipal Josué de Oliveira está homenageando, no dia 23 de junho, o forrozeiro Caçula Benevides, que é de Caraúbas é uma das atrações da festa. As demais escolas 3 escolas estaduais, 27 municipais, e outras duas particulares seguiram no mesmo modelo, cada um homenageando um ente cultural. “O Arraiá das Caraubeiras é quando todos se encontram para se divertir e eu vou junto”, brinca o prefeito Ademar ao lado do secretário Assis Batista, de Educação.

O desfile de abertura do Arraiá das Caraubeiras, no dia 9 de junho, começou na Casa de Cultura Popular Manoel do Violão, seguiu por várias ruas, avenidas, praças até chegar a Praça Aproniano Martins de Sá, que foi transformada na Arena do Forró. A praça recebeu palco e todos os adereços necessários para receber as bandas de forró e as apresentações de quadrilha de juninas das escolas dos municípios. As apresentações começaram ontem com o festejo junino do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro e o Arraiá dos Idosos.

Hoje será dia dos festejos juninos da Loja Maçônica Doutor Antônio Gentil, de Caraúbas e também da Escola Municipal Francisco Pessoa Filho, da localidade de Cachoeira. As demais escolas seguem com seus festejos nos dias seguintes, sempre encerrando a noite com um show de forró. O concurso de quadrilha junina começa no dia 19. É outro espetáculo previsto para Areia do Forró dentro da programação do Arraia das Caraubeiras.


Gastronomia0 – Dentro da programação do Arraiá das Caraubeiras está previsto o Festival Gastronômico com Comidas Típicas Nordestinas, no dia 13, com a animação Stilo Musical, também na Arena do Forró, em frente à Escola Estadual Antônio Carlos.

Nenhum comentário: