sexta-feira, 24 de junho de 2011

Parceria garante cirurgias eletivas em Caraúbas para 13 municípios da região Oeste


O Hospital Regional Doutor Aguinaldo Pereira da Silva, de Caraúbas, realiza neste sábado (25), o primeiro mutirão de cirurgias eletivas já dentro da nova proposta de gestão de saúde pública do Rio Grande do Norte, implantado pelo governo Rosalba Ciarlini.

Inicialmente serão beneficiadas pessoas que estão precisando de cirurgias de catarata nos 13 municípios da região de Caraúbas, que tem cerca de 220 mil habitantes. As consultas e as triagens dos pacientes que serão cirurgiados sábado já aconteceram semana passada.

O diretor Alfredo José Fernandes de Azevedo , do Hospital Regional, depois dos procedimentos oftalmológicos serão selecionados pacientes para passar por outros procedimentos cirúrgicos eletivos. “A seleção é feita por profissionais da Assistência Social do hospital”, explica Alfredo José.

Para tratamento de catarata foram examinados e triados pelos oftalmologistas 230 pessoas. Segundo Alfredo José, o próximo passo é agendar a cirurgia e realizá-la. O primeiro mutirão de cirurgias será neste sábado (25) no Hospital Regional de Caraúbas.

Está sendo definida a quantidade de pessoas dos 230 que foram examinados e triados que serão cirurgiados neste sábado. “Mas é preciso deixar claro que os 230 serão cirurgiados. A cirurgia é muito rápida e segura. Faz o procedimento e vai pra casa”, diz Alfredo José.

Depois o benefício será levado para pacientes que estão precisando de tratamento de hérnia de disco, úlceras, vasectomia, ortopedia, apêndice, entre outras. “O Estado firma o convênio com a equipe médica e esta vem a Caraúbas fazer o tratamento”, explica Alfredo José.

A estruturação do Hospital Regional, com mais médicos e adequação da estrutura física para cirurgias eletivas aconteceu graças a uma parceria do Hospital Regional com a Prefeitura Municipal. Houve uma articulação política que proporcionou este benefício regional.

Nenhum comentário: