sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Comissão defende intervenção da ONU no combate

Integrantes da Comissão Especial de Combate às Drogas – CEDROGAS da Câmara dos Deputados defendem a intervenção da Organização das Nações Unidas (ONU) no combate às drogas nos países andinos, com maior estímulo à produção de grãos nas terras onde hoje são plantadas coca e maconha.
Na última terça-feira, a reunião serviu para a apresentação final de relatórios dos seminários sobre drogas realizados em vários estados. A deputada federal Sandra Rosado (PSB) apresentou o resultado dos trabalhos desenvolvidos pela comissão no Rio Grande do Norte durante as audiências em Natal e Mossoró nos dias 18 e 19 de agosto último.
Durante a reunião, o deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) sugeriu que o Ministério das Relações Exteriores acione a ONU para que a instituição pressione e auxilie países como Colômbia, Bolívia e Peru a produzir arroz, feijão, soja e milho, por exemplo, em vez de plantar coca e maconha. A ideia é que a ONU possa intermediar financiamentos internacionais para aquelas pessoas que passariam a ser produtores rurais.
Dificuldades da polícia
Parlamentares de vários estados relataram também as dificuldades enfrentadas pela polícia na fiscalização das fronteiras brasileiras, o que, de acordo com eles, facilita a entrada de entorpecentes no País.
A deputada Sandra Rosado disse que chamou a sua atenção, nos seminários realizados em seu estado, a falta de estrutura para se combater as drogas, tanto na prevenção, como no tratamento do dependente químico e na sua reinserção social.
Os relatórios apresentados serão encaminhados para análise do deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL), que é o relator da Comissão Especial de Combate às Drogas.

Nenhum comentário: