quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Roraima completa 23 anos hoje.


O estado de Roraima completa hoje 23 anos de sua fundação, considerado o estado das oportunidades.

Um estado jovem que teve na força e determinação dos pioneiros que chegaram para  transformar Roraima numa região das mais promissoras do Brasil.  
UM POUCO DA HISTÓRIA DO ESTADO DE RORAIMA


No dia 5 de outubro de 1988, por meio de uma emenda de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti, o Território Federal de Roraima foi transformado no Estado de Roraima. Ottomar de Sousa Pinto, já falecido, foi o primeiro governador eleito do Estado de Roraima (1991/1994).


O Estado, situado na Região Norte, é formado de 15 municípios. Conforme os autores de várias obras sobre o Estado, o nome Roraima deriva-se de: Rorô = verde; Imã = serra ou monte.  Portanto, Roraima significa Verde Monte (o Monte Roraima).


A capital, Boa Vista, está acima da Linha do Equador, nas coordenadas: 2º49`17” de Latitude Norte e 60º9`50`` de Longitude Oeste. Roraima limita-se ao Norte e Nordeste com a Venezuela, a Leste com a Guiana, a Sudeste com o Pará e ao Sul e Oeste com o Amazonas.


O Estado se situa numa área de 225.116,1 km².  O clima é equatorial (Norte, Sul e Oeste) e tropical (Leste).  Quanto ao relevo, junto às fronteiras da Venezuela e da Guiana, ficam as serras do Parima e de Paracaima, onde se encontra o Monte Roraima, com 2.734 metros de altitude.


O Extremo Norte do Brasil se situa no Monte Caburaí, às margens do rio Uailã, no Município de Uiramutã.  O Caburaí tem 1.456 metros e está na coordenada 5º 16’ 20” de Latitude Norte.


Os principais rios são o Branco, Uraricoera, Catrimani, Alalaú e Tacutu. A economia se baseia na prestação de serviços, comércio, agricultura, pecuária, indústria (da construção civil), no extrativismo vegetal (madeira) e mineral (pedra, seixo e areia) mas principalmente conta com os rendimentos dos servidores municipais, estaduais e federais.


Principais produtos de exportação são arroz e soja. 

Os governadores foram: 1º- Ottomar Pinto  2º- Neudo Ribeiro Campos  3º- Francisco Flamarion Portela,  4º- Ottomar de Souza Pinto e 5º Anchieta Junior.

Nenhum comentário: