quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Caraúbas será sede do BOPE no Oeste do RN‏

BOPE usará Caraúbas como sede para atuar na Oeste do RN



Em reunião com a juíza Daniella Rosado, promotor Flávio Corte, CDL, Maçonaria, Câmara Municipal, Prefeitura, na tarde desta quarta-feira, na sede do Ministério Público, a Polícia Militar e a Polícia Civil anunciaram aumento de efetivo para atuar em Caraúbas.

O coronel PM Túlio César, do II BPM de Mossoró, disse ao capitão PM Carvalho que o Bope vai se instalar em Caraúbas para atuar na Região Oeste do Rio Grande do Norte.

Esta foi à grande notícia para Caraúbas. A segunda boa notícia foi que o capitão Carvalho já foi autorizado a selecionar 16 PMs e deixar o BOPE treiná-los para atuar em Caraúbas.

Enquanto esta turma não é selecionada e treinada, o capitão Carvalho disse que o comandante do BOPE, Marcos Teodósio, vai ficar fixo em Caraúbas a disposição da cidade.

A terceira notícia é razoável. O novo delegado da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), Odilon Teodósio, disse que vai designar um agente graduado em direito para a DP de Caraubas.

“Quando o cidadão procurar, vai ter sua queixa registrada e este agente vai iniciar os procedimentos enquanto o delegado civil chega à cidade”, destaca.

A quarta notícia é ótima. Odilon, com trabalho destacado em Natal no combate as drogas, garantiu que vai presidir as investigações para prender os responsáveis pelo atentado.

As informações passadas pelo capitão Carvalho e pelo delegado Odilon Teodósio foram motivos de comemoração na cidade de Caraúbas.

Com o BOPE presente, população acorda e dorme tranqüila

A população de Caraúbas já acorda e dorme tranqüila. A presença do BOPE e de agentes civis investigando o atentado a cidade, está trazendo a tranqüilidade de volta. Porém, a sociedade organizada está em alerta e garante permanecer em alerta.

Sempre anunciamos aqui que Caraúbas era diferenciada. Conheço muito mais do que ruas e praças. Conheço as pessoas. Entretanto, o Governo Rosalba deixou a cidade desguarnecida e aconteceu o que aconteceu. Tráfico para o município e desmoralizante para o Estado.

A reação foi imediata. A juíza Daniella Rosado reuniu na tarde desta quarta-feira as principais autoridades de segurança e da sociedade caraubense no gabinete do promotor Flávio Corte e cobrou de cada setor o que cada um poderia fazer pela paz em Caraúbas.

E as respostas das autoridades de segurança presente foram o que nortearam ainda mais a tranqüilidade no município de Caraúbas. A população dorme e trabalha tranqüila sabendo que a PM está presente, de prontidão, e a Polícia Civil está discretamente investigando.


 Juíza determina nomeação de delegado, escrivão e agentes para Caraúbas

Apesar das informações passadas pelo capitão Carvalho e pelo delegado Odilon Teodósio, a juíza Daniela Rosado disse que atendeu o pedido do Ministério Público para determina, em liminar, que o Estado designasse um delegado, agentes civis e escrivão para Caraúbas.

No documento, o promotor de Justiça Flávio Corte destaca que a cidade tem 3 PMs usando uma viatura velha, sem amortecedor e com a bateria arriada. Destaca que a delegacia só tem um agente civil, que também é responsável pela DP de Campo Grande.

Especifica que Caraúbas tem 2 bancos, acesso a 9 cidades da região, presídio superlotado e está em pleno desenvolvimento e, considerando a manutenção da violência, teme que a cidade tenha prejuízos irremissíveis como de fato terminou acontecendo esta semana.

Em sua decisão, a juíza Daniela Rosado disse que aguardou as explicações do Governo do Estado. O estado se defendeu dizendo que não tinha recursos. Entretanto, a magistrada disse que esta explicação não é plausível, considerando a urgência da segurança pública.

Existem 509 policiais civis concursados e formados aguardando convocação para trabalhar e a governadora insiste que não tem recursos. Ontem, o delegado Odilon Teodósio disse que serão nomeados 10 delegados, 10 escrivãs e 40 agentes civis. É muito pouco.

E a juíza Daniela Rosado espera que destes policiais civis que serão convocados sejam designados para as cidades que não tem. Caraúbas é um exemplo de que não pode ficar sem polícia ostensiva e principalmente polícia investigativa.

Comissão propõe câmeras de monitoramento em Caraúbas

Durante a reunião com as autoridades, ficou acertado que as principais vias de acesso a Caraúbas serão vigiadas por câmeras de alta resolução.

O mesmo engenheiro que fez o projeto e implantou as Câmeras em Natal e Mossoró vai fazer o levantamento em Caraúbas, o projeto e provavelmente vai implantar também.

A idéia é dotar a PM com um sistema de informação que permita um trabalho mais ágil e eficiente no policiamento preventivo. A Polícia Civil, imagens ajudarão nas investigações.

O promotor Flávio Corte propôs uma parceria, comércio, bancos e a Prefeitura para instalar as Câmeras, mas não descartou a possibilidade de o Estado fazer o seu dever, como deve.

Segundo o capitão Carvalho, uma vez instalada, a movimentação na cidade de Caraúbas passaria a ser monitorada por um policial treinado na sede do pelotão.

Segundo o capitão Carvalho, o levantamento será feito até sexta-feira e na próxima segunda-feira o promotor vai se reunir com o prefeito Ademar Ferreira para tratar sobre o assunto.

Nenhum comentário: