segunda-feira, 12 de março de 2012

Cassiano Fernandes em – “Nova Praça Reinaldo Fernandes”


ATENÇÃO...LEIAM COM ATENÇÃO.

Cassiano Hipólito Fernandes, Caraubense mandou uma carta para o Radialista Ricardo Adriano da Radio centenário falando da reforma da Praça Reinaldo Fernandes Pimenta. uma carta cobrança, daquilo que deveria ter sido feito e não o foi. Postada no blog Sociedade Ativa vamos também postar  na íntegra esta matéria descrita por seu Cassiano, para que o (a) leitor(a) tomem conhecimento.

CARAÚBAS

Pela quarta vez reforma-se a Praça Reinaldo Fernandes. Sou Cassiano Hipólito Fernandes. Sou filho de Caraúbas. Sou amante desta terra no grau mais elevado que minha psique atingiu.

Sou técnico em turismo diplomado no Liceu de Artes e Ofícios da (Sociedade Propagadora das Belas Artes) Rio de Janeiro RJ. Residi 55 anos no Rio de Janeiro; dos Estados brasileiros só não conheço: Acre, Fernando de Noronha (Território), Mato Grosso, Rondônia e Tocantins. 

Conheço cidades dos seguintes Países: Alemanha, Argentina, Estados Unidos, França, Inglaterra, Paraguai, Portugal, Suécia, Trinidad e Tobago, Uruguai, Venezuela; Ilhas das Canárias (Lãs Palmas) e Ilhas da Madeira (Funchal). Algumas cidades inquestionáveis que visitei: Lisboa, Paris, Londres, Estocolmo, Kill (Alemanha), Nova Iorque, Miami, Porto de Espanha e Rivera (Uruguai).

Praças famosas que conheço: Fátima (Port), Concorde (Paris), Green Park e Batter Sea (Londres), Kung Strad Gorden “não tenho certeza do nome” (Estocolmo), Central Park (Nova Iorque). Do Rio cito a Praça Saens Pena no bairro Tijuca, a Praça da República e o Aterro do Flamengo junto com a Praça Paris.

Com exceção da Concorde em Paris (motivos históricos) e Fátima no Santuário do mesmo nome em Leria Portugal (motivos religiosos) as outras mencionadas ostentam uma arborização indescritível. 

Não foi por arrogância nem por exibição o que escrevi até aqui, foi para provar que, não somente por ser filho de Caraúbas, tenho condições de justificar minha indignação!

PRAÇA, PARQUE, PAISAGEM, PAISAGISTA, POSTAL, PALCO, PALANQUE, PARQUEAR e PREÇO. 

Pergunto: qual será o preço final do desrespeito a tantos Pês? Ainda faltou um P que falarei no final. 

A praça permaneceu e foi ampliada; as árvores sumiram e não há espaço pra replantá-las. 

Não havendo árvores o pequeno parque desinteressa aos paisagistas que bem poderiam fazer um postal com uma linda paisagem da praça remodelada e, o palco da reestruturada Retreta Cultural Caraubense continuará sem palanque. 

O que se observa na tão decantada reforma? Coitados dos idosos, coitadas das crianças, coitado finalmente do Povo que precise ir à praça, motorizado. 

Os velhos não terão uma sombra natural, (os jovens também não) as criancinhas, (alerta aos responsáveis) pra qualquer lado que corram, (qual a criança que não gosta de correr?) há uma barranceira esperando. 

Quem for de carro, por não ter sido projetado Parqueamento, o manobreiro o aguarda e levará o veículo para parquear distante. 

Os espaços destinados à alimentação não oferecem um congraçamento entre os frequentadores, quem estiver em um não terá como acenar para um familiar, ou mesmo um amigo que esteja em outro. 

As praças de alimentação costumam ser no centro permitindo aos frequentadores, não somente cumprimentarem-se como escolherem iguarias em lanchonetes diferentes distribuídas nas laterais. 

Não saberia contar quantos estabelecimentos destinados a refeições (mini ou completas) já usei; uma cousa posso afirmar: todos têm sanitários, (uma grande maioria privativos) fora do recinto. 

Quem desejar olhar para o centro da nova (eu escrevi nova?) praça verá os sanitários! Quase esquecia: e Sua Exa. O Prefeito quando algum dia o Palácio Jonas Gurgel for reformado, terá de entrar e sair pelos fundos, pois não se pensou em estacionamento.

Caraúbas, 15 de fevereiro de 2012.
Cassiano Hipólito Fernandes

fonte - www.sociedadeativa.net

Nenhum comentário: