sexta-feira, 2 de março de 2012

Experiência e paixão pela Comunicação são os pilares do novo apresentador do Ronda Policial da TCM

Filho da praia de Pernambuquinho, em Grossos-RN, o novo apresentador do Ronda Policial da TCM Canal 10, Renato Severiano Filho, carrega no currículo a experiência de quem já andou recantos pouco explorados do Brasil, como o estado do Acre, por exemplo, e enveredou por outras áreas além da Comunicação.


Formado em Licenciatura Plena em Geografia pela FURRN - Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte, hoje UERN, Renato Severiano já era apaixonado pela comunicação e trabalhava no rádio muito antes de pisar na faculdade. Sua carreira em sala de aula foi curta. Lecionou na zona rural de Areia Branca-RN entre 1987 e 1988, chegou a ser diretor de escola, mas a paixão pela comunicação falou mais alto.

“Eu já estava no rádio quando entrei na faculdade. Cursei Geografia de 1978 a 1981. Saí da Universidade, mas continuei no rádio. A essa altura, além de precisar trabalhar, eu já gostava da Comunicação. A então emissora de Educação Rural de Mossoró (hoje Rádio Rural de Mossoró) realizou um concurso para o seu quadro de locutores. E dos três vencedores, entre os mais de 100 participantes, eu fui o primeiro colocado. Isso foi em junho de 1975. Comecei logo o período de aprendizado e fui contratado, meu primeiro trabalho com carteira assinada, em 1º de setembro daquele ano. Comecei apresentando programas. Fui lendo alguns informativos de hora em hora e aos poucos me envolvendo na redação dos pequenos noticiosos. Sem me dar conta, eu estava lá apresentando e escrevendo. Me identifiquei com o jornalismo e não parei mais”, conta Renato.

Renato do outro lado...sendo entrevistado por Dr. Milton Marques. 

Além da Rádio Rural, Severiano passou pela reportagem e foi editor chefe do jornal Gazeta do Oeste;
diretor da Rádio Gazeta do Oeste de Areia Branca/RN;
repórter e editor chefe do Jornal O Rio Branco, em Rio Branco/Acre; ainda no Acre foi apresentador e diretor de jornalismo na TV Rio Branco, afiliada do SBT; repórter do Jornal de Mossoró e
Gerente de Comunicação da Prefeitura Municipal de Areia Branca. Hoje, tamanha experiência é dedicada ao programa Ronda Policial da TCM, no qual estreou no ultimo dia 16 de fevereiro. O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 13h15. E também contribui com o jornalismo da 95FM.  Na TCM, Severiano está desde 2006. 

O cafe na TCM tem que ser ao lado de Renato, experiente e Amigo sempre de bom humor e com uma palavra de carinho para seus colegas.

Casado com dona Maria da Conceição Linhares Costa, Renato Severiano tem outra paixão que ele não esconde, além da Comunicação, o patrimônio que ele construiu em casa: a família, composta pela esposa e a filha Renata Lourdes Linhares Severiano, pedagoga, profissional de Marketing e agente de viagens.

Nenhum comentário: