sexta-feira, 14 de setembro de 2012

SEMTAS viabiliza cursos de capacitação em parceria com o MTE E SETHAS em Caraúbas/RN




Em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e com a Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), a Prefeitura Municipal de Caraúbas viabiliza a oferta de vagas de qualificação profissional no âmbito do Projovem Trabalhador, que visa preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda.

O Projovem Trabalhador objetiva ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, permitindo o seu reingresso no processo educacional, recebimento de qualificação profissional e acesso a ações de cidadania, inserção no mundo do trabalho, esporte, cultura e lazer.

Em Caraúbas, os cursos serão ofertados pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania. A oferta é gratuita e os jovens participantes do programa receberão alimentação, materiais escolares e auxílio no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais), distribuídos em 6 parcelas de R$ 100,00 (cem reais), comprovadas por meio da frequência de, no mínimo, 75% nas atividades do mês.

A execução do programa é desenvolvida junto á Prefeitura Municipal de Caraúbas, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, que se responsabiliza pela mobilização dos beneficiários, matrícula e acompanhamento dos alunos, e conta com o apoio do governo estadual.

O Projovem Integrado - Programa Nacional de Inclusão de Jovens - é uma extensão da Política Nacional de Juventude que visa contribuir com a formação profissional dos jovens de baixa renda para inserção socioeconômica no mercado de trabalho e divide-se em quatro modalidades, voltada aos jovens com diferentes perfis. Cada uma é gerida por um órgão federal diverso, mas sempre conta com a parceria de estados e municípios.

Das quatro modalidades existentes, duas já são executadas em Caraúbas: O Projovem Adolescente, que atende 200 jovens de 15 a 17 anos e é executado pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social. E o Projovem Campo (Saberes da Terra), que tem uma turma na comunidade de Abderramant e é executado pela Secretaria de Educação.
Seguem mais informações sobre o programa no município de Caraúbas:

PRÉ-REQUISITOS:
Os pré-requisitos para participação no PROJOVEM TRABALHADOR são:
- Jovens com idade entre 18 e 29 anos de idade que :
- Estejam em situação de desemprego;
- Sejam membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo;
- Estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental;
- Estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio;
- Não estejam cursando ou tenham concluído o ensino superior.
- Estejam cadastrados ou em processo de cadastramento no CADÚNICO (Cadastro Único), mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

PÚBLICO PRIORITÁRIO
- Estudantes do ensino fundamental ou médio da rede pública, inclusive da EJA;
- Beneficiários dos programas sociais de transferência de renda (titulares e dependentes);
- Pessoas com deficiência;
- Povos indígenas, comunidades quilombolas;
- Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas;
- Desempregados (emprego formal).
O candidato interessado nos cursos Projovem Trabalhador que não esteja cadastrado no CADÚNICO mas que tenha o perfil para cadastramento, poderá ser matriculado normalmente, desde que também seja encaminhado ao Setor do Cadastro Único Municipal, órgão responsável pela inclusão de famílias no Cadastro Único.

CURSOS
Os cursos oferecidos para o município de Caraúbas são: Serviços Pessoais (Beleza e Estética) e Construção e Reparos I, tendo para cada um deles 25 vagas disponíveis.
A carga horária de cada curso será de 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de Qualificação Social e 250 horas/aula de Qualificação Profissional, com duração em seis meses.
A Qualificação Social é composta por 100 h/a, assim distribuídas:
40 horas sobre inclusão digital;
10 horas de aula sobre valores humanos, ética e cidadania;
10 horas de educação ambiental, higiene pessoal e promoção de qualidade de vida;
20 horas sobre noções de direitos trabalhistas, formação de cooperativas e prevenção de acidentes de trabalho;
20 horas de estímulo e apoio à elevação da escolaridade.
A Qualificação Profissional é composta por 250 h/a e aborda os seguintes assuntos:
· Arco Beleza e Estética: pedicure/manicure, maquiagem, escova, depilação.
Arco Construção e Reparos I: ladrilhagem, gesso, pintura, manutenção predial.
Todos os cursos acontecerão na Escola Estadual Prof. Lourenço Gurgel de Oliveira, a partir de outubro, com horário ainda a ser definido, contudo devendo ser nos horários matutino ou vespertino.

ONDE SE MATRICULAR:
Para informações gerais sobre o Projovem Trabalhador (matrícula, cursos, horários etc.), procure os CRAS – Alto São Severino e Leandro Bezerra – das 7hs e 30m às 17hs.
As inscrições acontecerão na Secretaria Municipal de Assistência Social, das 07hs ás 13hs e estarão abertas a partir desta quarta-feira (12/09) e vão até terça-feira (18/09).

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:
- Cópia dos seguintes documentos:
·         Carteira de Identidade
·         CPF
·         Comprovante de Residência
·         Comprovante de escolaridade
- Além destes, solicitamos que levem os originais:
·         Carteira de Trabalho
·         Titulo de Eleitor
·         Carteira de Reservista
·         Número de NIS ou PIS

Observação: A matrícula somente será efetuada, se no ato da inscrição o candidato entregar as cópias de todos os documentos requeridos.

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- Caso o candidato seja beneficiário do Programa Bolsa Família, a matrícula nos cursos do Projovem Trabalhador não implicará na perda de benefício.
- Jovens que já participaram do Projovem Adolescente terão prioridade;
- Jovens que participam atualmente do Projovem Campo podem participar, no entanto só receberá a bolsa de uma delas.
- Existe na coordenação do projeto uma equipe voltada à captação de vagas na cidade. Essa equipe vai indicar para as vagas de emprego os alunos que estão tendo melhor aproveitamento. Há obrigação de inserção de pelo menos 30% dos alunos no mundo do trabalho.

Nenhum comentário: