sexta-feira, 19 de julho de 2013

ARRECADAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO RN

O Assistente Social Leca Gurgel escreve hoje sobre....Arrecadação estadual.


A arrecadação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte tem aumentado consideravelmente. O montante arrecadado nesse primeiro quadrimestre (janeiro/abril) foi de 480 milhões a mais do que em relação ao mesmo período de 2012, correspondendo a aproximadamente 15%.
            
O Governo arrecadou nos primeiros quatro meses R$ 3, 302 bilhões ou 825 milhões por mês. Ainda seguindo o mesmo raciocínio isso corresponde a R$ 27,5 milhões por dia ou 1 milhão e 100 mil por hora. A previsão é que até o final do ano se arrecade algo em torno de 11 bilhões de reais. 
            
Mesmo diante desse crescimento financeiro, mês a mês, paradoxalmente os investimentos com recursos próprios vem caindo, o custeio da máquina tem crescido e a dívida do Estado tem aumentado. Por estes e outros motivos é que a desaprovação do Governo de Rosalba Ciarlini (DEM), em Natal, passa dos 70%, segundo todas as pesquisas aqui realizadas.
            
Talvez, pensando em melhorar sua desgastada imagem como também na sua reeleição já no próximo ano, Rosalba pediu autorização ao Senado Federal para contrair um empréstimo de U$$ 540 milhões junto ao Banco Mundial, alegando que é para investir no Programa RN Sustentável, que será coordenado pela Secretaria de Planejamento e das Finanças, e prevê o incentivo de projetos sustentáveis de inclusão produtiva, em sintonia com o programa do Governo Federal de erradicar a miséria absoluta; de melhoria dos serviços nas áreas de educação, saúde e segurança; e de modernização do processo de gestão pública.
            
Em tempo: O empréstimo foi aprovado pelo Senado Federal e a primeira parcela no valor de U$$ 360 milhões sairá já no próximo mês de agosto.

Nenhum comentário: