quarta-feira, 14 de maio de 2014

41ª Expocaicó terá campanha contra aftosa e exposição regional de caprinos Boer

O Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, em Caicó, recebe neste final de semana a 41ª Exposição Agropecuária do Seridó, uma das mais tradicionais do estado. O evento, que terá início na sexta-feira (16) e encerramento no domingo (18), é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), da Ancoc, Anorc e Prefeitura de Caicó. O evento com início às 19h30 terá como inovação, pela primeira vez em cidades do interior do RN, a exposição regional de caprinos da raça Boer. 

A expectativa da organização é que o número de animais inscritos e nas exposições seja recorde, visto que quase todos os currais e argolas foram vendidos. Durante a Expocaicó linhas de financiamento rural para aquisição de animais, ração e máquinas agrícolas serão disponibilizadas pelo BNB e Banco do Brasil. 

Todos os órgãos vinculados a SAPE participarão da Exposição. A Emater realizará, assim como em anos anteriores, oficinas e mostras de produtos adquiridos pelo Programa Compra Direta. A Emparn participará do Leilão Seridó Terra do Leite, que acontece no sábado (19 ) a partir das 18h. Em conjunto com criadores convidados, a empresa disponibilizará cerca de 40 lotes de animais de alta genética, entre tourinhos e matrizes das raças Gir, Guzerá, Pardo Suíça, Sindi e mestiços. 

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do RN garantirá a vigilância sanitária do evento e fará a divulgação da campanha de vacinação dos animais contra a febre aftosa, com término em 31 de maio deste ano. Na ocasião também será feita a declaração dos animais vacinados. 

A Expocaicó terá ainda stands comerciais, apresentações artísticas, o melhor  da culinária do Seridó e desfile e julgamento de  animais das raças Guzerá, Pardo Suíça, caprinos e  ovinos, acontecendo simultaneamente em pista distintas. 

Durante o evento, o Governo do Estado também comemora o reconhecimento internacional, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), da reclassificação do Rio Grande do Norte como área livre da febre aftosa com  vacinação, após mais de treze anos. 

O secretário estadual da agricultura, Tarcísio Bezerra Dantas, comemorou o retorno das chuvas no interior do estado após três anos de seca e comentou que a 41ª Exposição Agropecuária do Seridó será uma grande oportunidade para o Idiarn e Emater intensificarem a divulgação da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. “Os criadores estão animados pelas chuvas que caíram em todo o estado e com certeza vão aproveitar as facilidades de financiamento para aquisição de materiais. Teremos uma grande concentração de criadores vamos aproveitar o momento para conscientizar a todos e atingir a meta de 90% do índice vacinal e destacar a importância de declarar a vacina até o dia 15 de junho”, disse.

Nenhum comentário: